256
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Palavras-chave:
Extensão Universitária. Educação a Distân-
cia. Indissociabilidade.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UMA BREVE
CONTEXTUALIZAÇÃO.
Nestas considerações iniciais, não poderíamos pres-
cindir uma breve conceitualização do seja a extensão Uni-
versitária, considerando especialmente, que o lócus das re-
flexões explicitadas neste relato de experiências é um curso
de licenciatura na modalidade a distância. Deste modo, pro-
vocamos o leitor a refletir, o que seja no imaginário popular
ações de extensão num centro de educação a distância, con-
siderando-se o legado da extensão universitária na história
do ensino superior em nosso país.
Nos deparamos por inúmeras vezes com a surpresa
das pessoas: “mas isso é possível? Como se faz? Me expli-
que como isso é possível? Isso considerando que por falta
de conhecimento da potencialidade de EaD, por meio das
Tecnologias da Comunicação e Informação, e presas ao mo-
delo presencial, as pessoas não conseguiam conceber esta
possibilidade.
Assim faz necessário rapidamente conceituar a exten-
são universitária e pontuar suas diretrizes. Utilizamos o con-
ceito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições
Públicas de Educação Superior Brasileira – FORPROEX, que
foi aprovado em 2010, e publicado no documento da Políti-
ca Nacional de Extensão em 2012:
A Extensão Universitária, sob o princípio constitu-
cional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa
e extensão, é um processo interdisciplinar educati-
vo, cultural, científico e político que promove a in-
teração transformadora entre universidade e outros
setores da sociedade (FORPROEX, 2012, p.42).
A ação de extensão caracteriza-se pelo envolvimento
indispensável de professores, técnicos universitários, acadê-
micos e demais setores da sociedade, que devem estabele-