Table of Contents Table of Contents
Previous Page  256 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 256 / 2428 Next Page
Page Background

256

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Educação a Distân-

cia. Indissociabilidade.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UMA BREVE

CONTEXTUALIZAÇÃO.

Nestas considerações iniciais, não poderíamos pres-

cindir uma breve conceitualização do seja a extensão Uni-

versitária, considerando especialmente, que o lócus das re-

flexões explicitadas neste relato de experiências é um curso

de licenciatura na modalidade a distância. Deste modo, pro-

vocamos o leitor a refletir, o que seja no imaginário popular

ações de extensão num centro de educação a distância, con-

siderando-se o legado da extensão universitária na história

do ensino superior em nosso país.

Nos deparamos por inúmeras vezes com a surpresa

das pessoas: “mas isso é possível? Como se faz? Me expli-

que como isso é possível? Isso considerando que por falta

de conhecimento da potencialidade de EaD, por meio das

Tecnologias da Comunicação e Informação, e presas ao mo-

delo presencial, as pessoas não conseguiam conceber esta

possibilidade.

Assim faz necessário rapidamente conceituar a exten-

são universitária e pontuar suas diretrizes. Utilizamos o con-

ceito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições

Públicas de Educação Superior Brasileira – FORPROEX, que

foi aprovado em 2010, e publicado no documento da Políti-

ca Nacional de Extensão em 2012:

A Extensão Universitária, sob o princípio constitu-

cional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa

e extensão, é um processo interdisciplinar educati-

vo, cultural, científico e político que promove a in-

teração transformadora entre universidade e outros

setores da sociedade (FORPROEX, 2012, p.42).

A ação de extensão caracteriza-se pelo envolvimento

indispensável de professores, técnicos universitários, acadê-

micos e demais setores da sociedade, que devem estabele-