XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
259
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
a inserção de alunos, técnicos universitários e professores
na realidade social e propiciando ao pesquisador a corro-
boração, ou não, de sua produção teórica, bem como novas
pesquisas fundamentadas em experiências vividas nas ações
de extensão. Santos et al (2011) acrescentam que um ensino
de qualidade garante a comunicação e a articulação entre os
diferentes cenários de aprendizagem: a graduação, espaços
de prática e as necessidades da comunidade, elementos es-
senciais para a efetivação da indissociabilidade ensino-pes-
quisa-extensão.
A este respeito, estudiosos defendem que mais que
modelos retirados da Universidade e estendidos à comuni-
dade, os projetos de extensão devem buscar uma comuni-
cação com os espaços, funcionando como via de mão du-
pla: leva-se algo aos centros comunitários e, com uso de
uma “escuta sensível”, se identifica as informações acerca
de suas necessidades, o que orientarão ações de melhora-
mento (CARDOSO, 2007). Este diálogo enriquece a relação e
propiciaria resultados mais vantajosos para ambos os polos.
O princípio da indissociabilidade entre ensino, pes-
quisa e extensão reflete um conceito de qualidade
do trabalho acadêmico que favorece a aproximação
entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crí-
tica, a emancipação teórica e prática dos estudan-
tes e o significado social do trabalho acadêmico. A
concretização deste princípio supõe a realização
de projetos coletivos de trabalho que se referen-
ciem na avaliação institucional, no planejamento
das ações institucionais e na avaliação que leve em
conta o interesse da maioria da sociedade (ANDES,
2003, p.30).
Sintetizando, temos que a extensão engloba a aproxi-
mação com a comunidade, levantamento de suas necessida-
des e elaboração de estratégias de resolução de problemas
ou prestação de serviços que gerem mudanças efetivas na
realidade das mesmas. Para o autor, o contato prévio com a
comunidade é imprescindível para o levantamento de suas