Table of Contents Table of Contents
Previous Page  259 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 259 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

259

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

a inserção de alunos, técnicos universitários e professores

na realidade social e propiciando ao pesquisador a corro-

boração, ou não, de sua produção teórica, bem como novas

pesquisas fundamentadas em experiências vividas nas ações

de extensão. Santos et al (2011) acrescentam que um ensino

de qualidade garante a comunicação e a articulação entre os

diferentes cenários de aprendizagem: a graduação, espaços

de prática e as necessidades da comunidade, elementos es-

senciais para a efetivação da indissociabilidade ensino-pes-

quisa-extensão.

A este respeito, estudiosos defendem que mais que

modelos retirados da Universidade e estendidos à comuni-

dade, os projetos de extensão devem buscar uma comuni-

cação com os espaços, funcionando como via de mão du-

pla: leva-se algo aos centros comunitários e, com uso de

uma “escuta sensível”, se identifica as informações acerca

de suas necessidades, o que orientarão ações de melhora-

mento (CARDOSO, 2007). Este diálogo enriquece a relação e

propiciaria resultados mais vantajosos para ambos os polos.

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pes-

quisa e extensão reflete um conceito de qualidade

do trabalho acadêmico que favorece a aproximação

entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crí-

tica, a emancipação teórica e prática dos estudan-

tes e o significado social do trabalho acadêmico. A

concretização deste princípio supõe a realização

de projetos coletivos de trabalho que se referen-

ciem na avaliação institucional, no planejamento

das ações institucionais e na avaliação que leve em

conta o interesse da maioria da sociedade (ANDES,

2003, p.30).

Sintetizando, temos que a extensão engloba a aproxi-

mação com a comunidade, levantamento de suas necessida-

des e elaboração de estratégias de resolução de problemas

ou prestação de serviços que gerem mudanças efetivas na

realidade das mesmas. Para o autor, o contato prévio com a

comunidade é imprescindível para o levantamento de suas