Table of Contents Table of Contents
Previous Page  263 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 263 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

263

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

de uma comunidade, cuja finalidade seja a de auxiliá-los a

manter-se e inserir-se ativamente nesse cenário, com pers-

pectivas de autonomia. Nesse quadro, os ambientes virtuais

de apoio à aprendizagem (AVAA), por meio da Educação a

Distância (EaD), e das webinares, vêm atender a essa nova

ordem sócio-econômica, política e cultural.

O uso do AVAA permite propor uma nova forma de

ensinar e aprender, na qual a combinação das chamadas

novas tecnologias ou tecnologias possibilita o estudo indivi-

dual ou em grupo, em diferentes locais. E, por meio de ins-

trumentos de orientação que apoiam o estabelecimento de

relações de mediação à distância, promovem-se processos

cooperativos de aprendizagem coletiva.

Nos últimos anos, várias são iniciativas do governo no

sentido de buscar a superação do modelo de sala de aula

nos moldes “tradicionais” por meio da EaD. Mas, para isso,

um novo modelo de formação consistente e coerente se

fez necessário. Seguindo esse pensamento, trazemos para

a realização desta proposta de extensão um percentual na

modalidade a distância, podendo ainda ser 100% a distância

no caso das pessoas que por alguma não poderão participar

das oficinas, palestras e filmoteca presencias.

A posição adotada nesta proposta permite-nos tomar,

como ponto central, o ser humano e as suas ações histó-

ricas, sociais, políticas e éticas, numa abordagem dialética.

Portanto, nossa análise toma a temática e suas intersecções,

como produto histórico e dimensão da práxis social huma-

na, circunscrevendo-se ao método dialético, cuja escolha

nos direcionou para uma abordagem dos aspectos sociais,

econômicos, políticos, éticos e antropológicos que consoli-

dam a sua significação na contemporaneidade e sua teia de

inter-relações com as categorias que a circunscrevem.

Deste modo, podemos considerar que o Seminário

Extensão, Pesquisa e Ensino, têm ampliado o espaço e os re-

cursos de formação inicial e continuada de seus participan-

tes, especialmente, os acadêmicos do CEAD/UDESC, bem

como de professores que têm participado das ações pro-