XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
263
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
de uma comunidade, cuja finalidade seja a de auxiliá-los a
manter-se e inserir-se ativamente nesse cenário, com pers-
pectivas de autonomia. Nesse quadro, os ambientes virtuais
de apoio à aprendizagem (AVAA), por meio da Educação a
Distância (EaD), e das webinares, vêm atender a essa nova
ordem sócio-econômica, política e cultural.
O uso do AVAA permite propor uma nova forma de
ensinar e aprender, na qual a combinação das chamadas
novas tecnologias ou tecnologias possibilita o estudo indivi-
dual ou em grupo, em diferentes locais. E, por meio de ins-
trumentos de orientação que apoiam o estabelecimento de
relações de mediação à distância, promovem-se processos
cooperativos de aprendizagem coletiva.
Nos últimos anos, várias são iniciativas do governo no
sentido de buscar a superação do modelo de sala de aula
nos moldes “tradicionais” por meio da EaD. Mas, para isso,
um novo modelo de formação consistente e coerente se
fez necessário. Seguindo esse pensamento, trazemos para
a realização desta proposta de extensão um percentual na
modalidade a distância, podendo ainda ser 100% a distância
no caso das pessoas que por alguma não poderão participar
das oficinas, palestras e filmoteca presencias.
A posição adotada nesta proposta permite-nos tomar,
como ponto central, o ser humano e as suas ações histó-
ricas, sociais, políticas e éticas, numa abordagem dialética.
Portanto, nossa análise toma a temática e suas intersecções,
como produto histórico e dimensão da práxis social huma-
na, circunscrevendo-se ao método dialético, cuja escolha
nos direcionou para uma abordagem dos aspectos sociais,
econômicos, políticos, éticos e antropológicos que consoli-
dam a sua significação na contemporaneidade e sua teia de
inter-relações com as categorias que a circunscrevem.
Deste modo, podemos considerar que o Seminário
Extensão, Pesquisa e Ensino, têm ampliado o espaço e os re-
cursos de formação inicial e continuada de seus participan-
tes, especialmente, os acadêmicos do CEAD/UDESC, bem
como de professores que têm participado das ações pro-