262
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ção a distância a um estilo frio, impessoal, mais próprio de
pedagogias “bancárias”.
No entanto, não podemos deixar de observar que a
atitude dialógica, necessária à aprendizagem, está na pos-
tura dos participantes do processo e tanto professores,
instituições e estudantes precisam deixar visível que suas
posturas são, durante todo o processo de ensino aprendi-
zagem, abertas, curiosas e não passivas (FREIRE,1996), inde-
pendente da modalidade – presencial ou a distância. Mas,
concordamos que muitas dessas práticas foram de cunho
tecnicista, enfatizando o material pedagógico (pacotes ins-
trucionais) em detrimento da mediação pedagógica exerci-
da pelo professor.
Sem dúvida, a existência de cursos de má qualidade
reforça a imagem da EaD como negócio de instituições não
idôneas que a têm como estratégia de corte de custos ou
para aumentar sua lucratividade. O que certamente, não é
ou será o caso da UDESC, que por certo, busca alinhamento
a tendência de que as fronteiras entre educação presencial
e a distância, estejam cada vez mais próximas, acabando
assim, com demarcações separatistas rígidas e excludentes.
Onde a utilização das tecnologias de informação e comuni-
cação passe a ser corriqueira nos cursos em geral.
Nesse sentido, a proposta de resolução que regula-
menta a oferta de disciplinas na modalidade a distância em
cursos presenciais na UDESC, ora apresentada, poderá na
prática, trazer flexibilidade e estimular a inovação pedagó-
gica nos cursos de graduação, uma vez que a inclusão das
mídias digitais necessariamente requer a introdução de prá-
ticas novas como a aprendizagem colaborativa e o uso de
múltiplas linguagens.
Desse modo, os atores constituintes das universida-
des não podem prescindir de utilizar novos instrumentos
pedagógicos, bem como desenvolver formas de ensino não
convencionais com o lançamento de novas modalidades
de formação de professores, profissionais da saúde e de-
mais atores envolvidos na conjuntura pedagógica e escolar