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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ção a distância a um estilo frio, impessoal, mais próprio de

pedagogias “bancárias”.

No entanto, não podemos deixar de observar que a

atitude dialógica, necessária à aprendizagem, está na pos-

tura dos participantes do processo e tanto professores,

instituições e estudantes precisam deixar visível que suas

posturas são, durante todo o processo de ensino aprendi-

zagem, abertas, curiosas e não passivas (FREIRE,1996), inde-

pendente da modalidade – presencial ou a distância. Mas,

concordamos que muitas dessas práticas foram de cunho

tecnicista, enfatizando o material pedagógico (pacotes ins-

trucionais) em detrimento da mediação pedagógica exerci-

da pelo professor.

Sem dúvida, a existência de cursos de má qualidade

reforça a imagem da EaD como negócio de instituições não

idôneas que a têm como estratégia de corte de custos ou

para aumentar sua lucratividade. O que certamente, não é

ou será o caso da UDESC, que por certo, busca alinhamento

a tendência de que as fronteiras entre educação presencial

e a distância, estejam cada vez mais próximas, acabando

assim, com demarcações separatistas rígidas e excludentes.

Onde a utilização das tecnologias de informação e comuni-

cação passe a ser corriqueira nos cursos em geral.

Nesse sentido, a proposta de resolução que regula-

menta a oferta de disciplinas na modalidade a distância em

cursos presenciais na UDESC, ora apresentada, poderá na

prática, trazer flexibilidade e estimular a inovação pedagó-

gica nos cursos de graduação, uma vez que a inclusão das

mídias digitais necessariamente requer a introdução de prá-

ticas novas como a aprendizagem colaborativa e o uso de

múltiplas linguagens.

Desse modo, os atores constituintes das universida-

des não podem prescindir de utilizar novos instrumentos

pedagógicos, bem como desenvolver formas de ensino não

convencionais com o lançamento de novas modalidades

de formação de professores, profissionais da saúde e de-

mais atores envolvidos na conjuntura pedagógica e escolar