260
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
principais necessidades e desejos, e consequente direciona-
mento dos trabalhos da equipe (FANTIN, 2011).
Procedimentos extensionistas ocorridos ao longo da
história da educação brasileira
Hoje a extensão ocupa outro lugar no cenário uni-
versitário e social no Brasil. Através das diretrizes do Fórum
Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Pú-
blicas Brasileiras a extensão, junto com o ensino e a pesqui-
sa, aparece como parte do “tripé” que sustenta as práticas
acadêmicas nessas Universidades (FORPROEX, 2001).
Essa configuração pressupõe a indissociabilidade en-
tre estes três eixos: ensino, pesquisa e extensão, permitindo
às IES novas possibilidades de organização no seu funcio-
namento.
A fim de garantir o bom funcionamento das institui-
ções de ensino superior, as Universidades devem aplicar o
ensino, a pesquisa e a extensão de forma conjunta e indis-
sociável. Daí a necessidade de estratégias que viabilizem tal
indissociabilidade (MOITA e ANDRADE, 2009).
Quando há separação das instâncias de ensino, pes-
quisa e extensão ou quando se tratam de forma dualiza-
da, não há aproveitamento total das possibilidades que elas
podem oferecer. O atendimento às necessidades sociais a
partir da integração ensino-extensão se dá de forma limita-
da uma vez que é através da pesquisa que se permite com-
preender os problemas atuais, oferecendo subsídios que
orientam o processo de transformação social. (MOITA e AN-
DRADE, 2009). Deste modo, as ações responderiam ou ao
menos ofereceria elementos direcionados à realidade, favo-
recendo ações de intervenção mais específicas às demandas
da comunidade.
Embora reconheçam a importância da pesquisa, os
autores acreditam que sua associação ao ensino sem uma
interface com a extensão apresenta riscos de se perder a
compreensão ético-político-social do objetivo da pesquisa,
que é o retorno à sociedade. Já a integração pesquisa-ex-