Table of Contents Table of Contents
Previous Page  260 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 260 / 2428 Next Page
Page Background

260

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

principais necessidades e desejos, e consequente direciona-

mento dos trabalhos da equipe (FANTIN, 2011).

Procedimentos extensionistas ocorridos ao longo da

história da educação brasileira

Hoje a extensão ocupa outro lugar no cenário uni-

versitário e social no Brasil. Através das diretrizes do Fórum

Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Pú-

blicas Brasileiras a extensão, junto com o ensino e a pesqui-

sa, aparece como parte do “tripé” que sustenta as práticas

acadêmicas nessas Universidades (FORPROEX, 2001).

Essa configuração pressupõe a indissociabilidade en-

tre estes três eixos: ensino, pesquisa e extensão, permitindo

às IES novas possibilidades de organização no seu funcio-

namento.

A fim de garantir o bom funcionamento das institui-

ções de ensino superior, as Universidades devem aplicar o

ensino, a pesquisa e a extensão de forma conjunta e indis-

sociável. Daí a necessidade de estratégias que viabilizem tal

indissociabilidade (MOITA e ANDRADE, 2009).

Quando há separação das instâncias de ensino, pes-

quisa e extensão ou quando se tratam de forma dualiza-

da, não há aproveitamento total das possibilidades que elas

podem oferecer. O atendimento às necessidades sociais a

partir da integração ensino-extensão se dá de forma limita-

da uma vez que é através da pesquisa que se permite com-

preender os problemas atuais, oferecendo subsídios que

orientam o processo de transformação social. (MOITA e AN-

DRADE, 2009). Deste modo, as ações responderiam ou ao

menos ofereceria elementos direcionados à realidade, favo-

recendo ações de intervenção mais específicas às demandas

da comunidade.

Embora reconheçam a importância da pesquisa, os

autores acreditam que sua associação ao ensino sem uma

interface com a extensão apresenta riscos de se perder a

compreensão ético-político-social do objetivo da pesquisa,

que é o retorno à sociedade. Já a integração pesquisa-ex-