Table of Contents Table of Contents
Previous Page  257 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 257 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

257

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

cer em conjunto como se dará a organização de projetos,

cursos e eventos que atendam as demandas da sociedade,

enquanto, proporcionam uma interface entre universidade

e sociedade, considerando o conhecimento produzido na

universidade e o saber social.

Deste modo temos a extensão universitária como po-

tencializadora da formação acadêmica docente, discente, e

de técnicos, uma vez que permite a estes agentes uma in-

teração com diferentes realidades, que complementam as

vivências acadêmicas que são perpassadas pelas diretrizes

para extensão universitária.

As diretrizes da para a extensão universitária são cinco

a saber:

1. Interação dialógica

– que orienta o desenvolvi-

mento de relações entre Universidade e setores

sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes,

substituindo o discurso da hegemonia acadêmica

pela ideia de aliança com movimentos, setores e

organizações sociais;

2. Interdiscplinaridade e Interprofissionalidade

busca a combinação de especialização e interação

de modelos, conceitos e metodologias oriundos

de várias disciplinas e áreas do conhecimento, as-

sim como pela construção de alianças interseto-

riais, interorganizacionais e interprofissionais;

3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e ex-

tensão

– ponderando que as ações de extensão

adquirem maior efetividade ao estarem atreladas

ao processo de formação de pessoas – ensino e de

geração de conhecimento – pesquisa;

4. Impacto na formação do estudante

– as ações

de extensão possibilitam enriquecimento da expe-

riência discente em termos teóricos e metodoló-

gicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços

para a reafirmação e materialização dos compro-

missos éticos e solidários das IES brasileiras. Neste

sentido, a participação do acadêmico nas ações de