XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
cer em conjunto como se dará a organização de projetos,
cursos e eventos que atendam as demandas da sociedade,
enquanto, proporcionam uma interface entre universidade
e sociedade, considerando o conhecimento produzido na
universidade e o saber social.
Deste modo temos a extensão universitária como po-
tencializadora da formação acadêmica docente, discente, e
de técnicos, uma vez que permite a estes agentes uma in-
teração com diferentes realidades, que complementam as
vivências acadêmicas que são perpassadas pelas diretrizes
para extensão universitária.
As diretrizes da para a extensão universitária são cinco
a saber:
1. Interação dialógica
– que orienta o desenvolvi-
mento de relações entre Universidade e setores
sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes,
substituindo o discurso da hegemonia acadêmica
pela ideia de aliança com movimentos, setores e
organizações sociais;
2. Interdiscplinaridade e Interprofissionalidade
–
busca a combinação de especialização e interação
de modelos, conceitos e metodologias oriundos
de várias disciplinas e áreas do conhecimento, as-
sim como pela construção de alianças interseto-
riais, interorganizacionais e interprofissionais;
3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e ex-
tensão
– ponderando que as ações de extensão
adquirem maior efetividade ao estarem atreladas
ao processo de formação de pessoas – ensino e de
geração de conhecimento – pesquisa;
4. Impacto na formação do estudante
– as ações
de extensão possibilitam enriquecimento da expe-
riência discente em termos teóricos e metodoló-
gicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços
para a reafirmação e materialização dos compro-
missos éticos e solidários das IES brasileiras. Neste
sentido, a participação do acadêmico nas ações de