Table of Contents Table of Contents
Previous Page  258 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 258 / 2428 Next Page
Page Background

258

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

extensão deve estar sustentada em iniciativas que

viabilizem a flexibilização curricular e a integraliza-

ção de créditos;

5. Impacto na transformação social

– reafirma a Ex-

tensão Universitária como o estrutura pela qual se

estabelece a inter-relação da Universidade com os

demais setores da sociedade, visando uma atua-

ção transformadora, voltada para os interesses e

necessidades da população, podendo contribuir

com o desenvolvimento social e regional, bem

como o aprimoramento de políticas públicas.

Estas diretrizes são reafirmadas pela Política Nacional

de Extensão e pactuadas pelo FORPROEX no Plano Nacional

de Extensão de 1999 (FORPROEX, 2012, pp. 45-56).

O Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino:

“Conso-

lidando as práticas acadêmicas”

, iniciou no primeiro se-

mestre de 2013 no Centro de Educação a Distância CEAD/

UDESC, na gestão da Profa. Dra. Vera Márcia Marques San-

tos, como Diretora de Extensão do CEAD/UDESC, que apre-

sentou e viabilizou a proposta, tendo como apoiadora a Di-

retora de Pesquisa do Centro a época, Profa. Dra. Lucilene

Lisboa de Liz. A proposta em questão objetivava abrir es-

paços

online

que possibilitassem garantir a ligação entre o

conhecimento que se produz na universidade e aquele pre-

sente na sociedade, reduzindo a lacuna teoria versus prática

e produção versus aplicação do conhecimento.

Nesse cenário, torna-se imprescindível a prática alme-

jada e mesmo apregoada da indissociabilidade entre ensino,

pesquisa e extensão. Temos a convicção de que o exercício

dessa práxis universitária reflete o compromisso social, ao pôr

em prática as demandas advindas da sociedade e incorporá-

-las ao currículo acadêmico e as suas ações pedagógicas.

A INDISSOCIABILIDADE NA PRÁXIS ACADÊMICA

Neste sentido, as ações de extensão podem ser uma

possibilidade real de inovação do ensino, proporcionando