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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
extensão deve estar sustentada em iniciativas que
viabilizem a flexibilização curricular e a integraliza-
ção de créditos;
5. Impacto na transformação social
– reafirma a Ex-
tensão Universitária como o estrutura pela qual se
estabelece a inter-relação da Universidade com os
demais setores da sociedade, visando uma atua-
ção transformadora, voltada para os interesses e
necessidades da população, podendo contribuir
com o desenvolvimento social e regional, bem
como o aprimoramento de políticas públicas.
Estas diretrizes são reafirmadas pela Política Nacional
de Extensão e pactuadas pelo FORPROEX no Plano Nacional
de Extensão de 1999 (FORPROEX, 2012, pp. 45-56).
O Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino:
“Conso-
lidando as práticas acadêmicas”
, iniciou no primeiro se-
mestre de 2013 no Centro de Educação a Distância CEAD/
UDESC, na gestão da Profa. Dra. Vera Márcia Marques San-
tos, como Diretora de Extensão do CEAD/UDESC, que apre-
sentou e viabilizou a proposta, tendo como apoiadora a Di-
retora de Pesquisa do Centro a época, Profa. Dra. Lucilene
Lisboa de Liz. A proposta em questão objetivava abrir es-
paços
online
que possibilitassem garantir a ligação entre o
conhecimento que se produz na universidade e aquele pre-
sente na sociedade, reduzindo a lacuna teoria versus prática
e produção versus aplicação do conhecimento.
Nesse cenário, torna-se imprescindível a prática alme-
jada e mesmo apregoada da indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão. Temos a convicção de que o exercício
dessa práxis universitária reflete o compromisso social, ao pôr
em prática as demandas advindas da sociedade e incorporá-
-las ao currículo acadêmico e as suas ações pedagógicas.
A INDISSOCIABILIDADE NA PRÁXIS ACADÊMICA
Neste sentido, as ações de extensão podem ser uma
possibilidade real de inovação do ensino, proporcionando