XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
261
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
tensão dissociada do ensino compromete a dimensão for-
mativa que dá sentido à Universidade.
Observam ainda, que esta indissociabilidade, se faz
necessária também para a pós-graduação como cenário es-
tratégico desta aprendizagem, sobretudo por ser um espaço
de ensino com foco na produção cientifica através da pes-
quisa, cujo conhecimento deve ser aplicado fora dos muros
acadêmicos, a partir de ações de extensão.
Neste sentido, na tentativa de buscar uma formação
mais integral, diversos estudantes vêm incorporando em
seus currículos outros conteúdos disponibilizados pela Uni-
versidade. Dentre estes, as atividades de cunho extensionis-
ta são bastante requisitadas.
EAD E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SEPEN
TRANSGREDINDO FRONTEIRAS ACADÊMICAS
A educação a distância no Brasil toma fôlego com a
promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Na-
cional (LDBEN) número 9.394/96, de 20 de dezembro de
1996, formalizou no Brasil a oferta de cursos na modalidade
a distância.
No artigo 80, o texto da lei afirma que “o Poder Pú-
blico incentivará o desenvolvimento e a veiculação de pro-
gramas de ensino a distância, em todos os níveis e moda-
lidades de ensino, e de educação continuada”. No dia 10
de dezembro de 2004, o Ministério da Educação revogou a
Portaria nº 2.253 de 18 de outubro de 2001, que já tratava
da inserção da modalidade semipresencial, e publicou a Por-
taria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que autorizou as
IES a incluírem, na organização pedagógica e curricular de
seus cursos, até vinte por cento de disciplinas na modalida-
de semipresencial, com base no Art. 81 da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996.
Ao longo deste período, temos observado que alguns
consideram a educação a distância como sinônimo de edu-
cação massificada, de qualidade inferior. Onde a falta da
presença física do professor condenaria, portanto, a educa-