Table of Contents Table of Contents
Previous Page  252 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 252 / 2428 Next Page
Page Background

252

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Desta forma, a reflexão sobre docência universitária na

relação com a compreensão de educação, desenvolvimento

e educação, provoca a importância de se problematizar um

conjunto de atividades que estão envolvidas neste processo:

condições particulares (como, por exemplo, as condições físi-

cas com uma sala de aula com acesso à internet, com instala-

ção de tomadas disponíveis para conectar os dispositivos mó-

veis), exigências de múltiplos saberes e competências (saber

fazer co-existir as tecnologias analógicas e digitais sem que

uma anule a outra) e atitudes que precisam ser adequadas e

compreendidas em suas relações (como a cuidadosa relação

entre discente e docente e sua linha tênue entre as atitudes

alternadas de colaborar, cooperar, autoria e autonomia).

Portanto, para ser o professor dessa geração de es-

tudantes que possui um perfil de quem está inserido em

um cenário tecnológico em todos os ambientes do qual faz

parte, o professor precisa estar apto a colocar em evidência/

prática um processo educacional em sua forma híbrida, ou

seja, com o desenvolvimento de uma aula que possa conter

as tecnologias analógicas e digitais coexistentes para que

possam contribuir com uma reorientação/reorganização de

suas práticas pedagógicas.

Este processo de reorientação da prática de ensino e

de aprendizagem aliadas às tecnologias analógicas e digi-

tais para se adequar ao perfil deste estudante do século XXI

pode contribuir com o processo formativo continuado do

docente que está engajado com a ação-reflexão sobre sua

própria prática na perspectiva da reinvenção de um profes-

sor comprometido com o seu crescimento/aprendizagem

na atividade docente com foco na aprendizagem. Isso sem

perder de vistas as dimensões ético-políticas que são o ali-

cerce para uma atuação comprometida com um contexto

em trânsito.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 22.

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.