252
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Desta forma, a reflexão sobre docência universitária na
relação com a compreensão de educação, desenvolvimento
e educação, provoca a importância de se problematizar um
conjunto de atividades que estão envolvidas neste processo:
condições particulares (como, por exemplo, as condições físi-
cas com uma sala de aula com acesso à internet, com instala-
ção de tomadas disponíveis para conectar os dispositivos mó-
veis), exigências de múltiplos saberes e competências (saber
fazer co-existir as tecnologias analógicas e digitais sem que
uma anule a outra) e atitudes que precisam ser adequadas e
compreendidas em suas relações (como a cuidadosa relação
entre discente e docente e sua linha tênue entre as atitudes
alternadas de colaborar, cooperar, autoria e autonomia).
Portanto, para ser o professor dessa geração de es-
tudantes que possui um perfil de quem está inserido em
um cenário tecnológico em todos os ambientes do qual faz
parte, o professor precisa estar apto a colocar em evidência/
prática um processo educacional em sua forma híbrida, ou
seja, com o desenvolvimento de uma aula que possa conter
as tecnologias analógicas e digitais coexistentes para que
possam contribuir com uma reorientação/reorganização de
suas práticas pedagógicas.
Este processo de reorientação da prática de ensino e
de aprendizagem aliadas às tecnologias analógicas e digi-
tais para se adequar ao perfil deste estudante do século XXI
pode contribuir com o processo formativo continuado do
docente que está engajado com a ação-reflexão sobre sua
própria prática na perspectiva da reinvenção de um profes-
sor comprometido com o seu crescimento/aprendizagem
na atividade docente com foco na aprendizagem. Isso sem
perder de vistas as dimensões ético-políticas que são o ali-
cerce para uma atuação comprometida com um contexto
em trânsito.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 22.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.