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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Mas que tipo de tecnologia, para que modalida-

de de desenvolvimento a educação precisa dar respostas,

lembrando que “[...] a conscientização é uma defesa con-

tra outra ameaça, a da mistificação potencial da tecnologia,

de que tem necessidade a nova sociedade para transformar

suas estruturas retardatárias” (FREIRE, 2001, p. 107). A rela-

ção que estabelecemos entre a tríade educação-desenvolvi-

mento-tecnologia na formação docente teve a intenciona-

lidade de questionar os padrões abstratos que a sociedade

da informação vem impondo como critério de qualidade:

[...] embora não determine a evolução histórica e

as transformações sociais, a tecnologia ou a falta

dela propicia a capacidade de transformação da

sociedade, bem como os usos que a sociedade de-

cide dar ao seu potencial tecnológico, mesmo que

num processo conflituoso (SCHLEMMER; LOPES;

ADAMS, 2014, p. 20).

A moeda desproporcional entre acesso/uso é a base

da contradição tecnológica que ajuda a manter a sociedade

tecnológica na polaridade que, em certa medida, determina

quem está de fato incluído na sociedade da informação, do

conhecimento e da aprendizagem. Uma relação de poder

que se veste de modernidade, de evolução, de desenvolvi-

mento baseado na adesão de uns e na exclusão de outros.

Isso nos lembra do lugar histórico que nos constitui enquan-

to uma sociedade baseada na colonização:

Esta foi, na verdade, a constante de toda a nossa

vida colonial. Sempre o homem esmagado pelo

poder. Poder dos senhores das terras. Poder dos

governadores-gerais, dos capitães-gerais, dos vi-

ce-reis, do capitão-mor. Nunca, ou quase nunca,

interferindo o homem na constituição e na organi-

zação da vida comum. (FREIRE, 1996, p. 82).

A experiência com a subserviência, com o subdesen-

volvimento, com a doutrinação epistemológica colonial

marca nossa constituição enquanto seres silenciados. Um

silêncio que faz parte do conceito de educação, desenvol-