XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
249
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Mas que tipo de tecnologia, para que modalida-
de de desenvolvimento a educação precisa dar respostas,
lembrando que “[...] a conscientização é uma defesa con-
tra outra ameaça, a da mistificação potencial da tecnologia,
de que tem necessidade a nova sociedade para transformar
suas estruturas retardatárias” (FREIRE, 2001, p. 107). A rela-
ção que estabelecemos entre a tríade educação-desenvolvi-
mento-tecnologia na formação docente teve a intenciona-
lidade de questionar os padrões abstratos que a sociedade
da informação vem impondo como critério de qualidade:
[...] embora não determine a evolução histórica e
as transformações sociais, a tecnologia ou a falta
dela propicia a capacidade de transformação da
sociedade, bem como os usos que a sociedade de-
cide dar ao seu potencial tecnológico, mesmo que
num processo conflituoso (SCHLEMMER; LOPES;
ADAMS, 2014, p. 20).
A moeda desproporcional entre acesso/uso é a base
da contradição tecnológica que ajuda a manter a sociedade
tecnológica na polaridade que, em certa medida, determina
quem está de fato incluído na sociedade da informação, do
conhecimento e da aprendizagem. Uma relação de poder
que se veste de modernidade, de evolução, de desenvolvi-
mento baseado na adesão de uns e na exclusão de outros.
Isso nos lembra do lugar histórico que nos constitui enquan-
to uma sociedade baseada na colonização:
Esta foi, na verdade, a constante de toda a nossa
vida colonial. Sempre o homem esmagado pelo
poder. Poder dos senhores das terras. Poder dos
governadores-gerais, dos capitães-gerais, dos vi-
ce-reis, do capitão-mor. Nunca, ou quase nunca,
interferindo o homem na constituição e na organi-
zação da vida comum. (FREIRE, 1996, p. 82).
A experiência com a subserviência, com o subdesen-
volvimento, com a doutrinação epistemológica colonial
marca nossa constituição enquanto seres silenciados. Um
silêncio que faz parte do conceito de educação, desenvol-