XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2261
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
A CRIANÇA AUTONÔMA:
REFLETINDO AS CONTRIBUIÇÕES DE
FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
1
Luciana Rita Bellincanta Salvi
2
Solange Maria Alves
3
Palavras-chave:
Autonomia. Educação Infantil. Paulo Freire.
INTRODUÇÃO
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Bási-
ca, é um período da vida da criança, no qual ocorrem gran-
des transformações, tendo em vista a promoção de ações
educativas que privilegiam o desenvolvimento integral nos
aspectos afetivo, social, motor, físico e cognitivo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (DCNEI, BRASIL, 2009) orientam um currículo voltado
à promoção de práticas educativas que articulem as expe-
riências e saberes que as crianças carregam consigo, “com
os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural,
artístico, ambiental, científico e tecnológico”. (BRASIL, 2009,
art. 3º), respeitando a historicidade de cada uma, os direitos
e as especificidades desse ciclo de desenvolvimento.
Nesse viés, desde cedo as crianças são incentivadas a
optar, fazer escolhas participarem ativamente das decisões
1
A discussão do tema da autonomia em Freire com vistas as contribuições
na Educação Infantil, apresentada nesse resumo expandido, encontra-se
vinculada a pesquisa que vem sendo desenvolvida na Universidade Fede-
ral da Fronteira Sul (UFFS), no Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) – Mestrado, na linha de Conhecimento e Desenvolvimento nos Pro-
cessos Pedagógicos.
2
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Univer-
sidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Agência de fomento: Programa de
Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). Contato:
luciana.salvi@ gmail.com.3
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado;
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Contato:
solange.alves@uffs. edu.brou
solangesol13@gmail.com.