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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
acerca de situações que emergem no contexto ao qual estão
inseridas. São essas experiências sociais que possibilitam a
construção e a apropriação da autonomia, uma vez que ela
é promotora da participação social, da libertação e do exer-
cício da cidadania.
O estudo, em tela, propõe uma reflexão crítica sobre
a promoção da autonomia do sujeito no âmbito da práxis
pedagógica com a infância na perspectiva da Pedagogia
Freireana, utilizando o referencial teórico da obra de Paulo
Freire como aporte teórico principal do objeto de estudo,
que neste trabalho, é cotejado com as DCNEI e os Referen-
ciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI),
configurando assim num estudo bibliográfico e documental.
O movimento de análise realizado até o momento
aponta para a positividade das contribuições de Freire para
a Educação Infantil comprometida com o desenvolvimento
da criança autônoma. Do que, podemos inferir desde já, re-
sulta um aporte fundamental para a organização da práxis
educativa com crianças tendo em vista a construção de sub-
jetividades livres, democráticas e solidárias, pautadas pela
criticidade, alteridade e justiça.
REFERENCIAL TEÓRICO
Nas circunstâncias do cotidiano infantil, emergem
múltiplas possibilidades do educador promover uma prá-
tica educativa que se volte à promoção da autonomia da
criança. De acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 39), “[...] o
exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a
infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de
escolha e de autogoverno”, o que, a nosso ver, coloca a au-
tonomia como um princípio fundamental que sinaliza para
a organização da Educação Infantil como espaço-tempo de
exercício da cidadania que se constrói por meio da participa-
ção, do diálogo, da discussão, da contradição, da aceitação
vivenciada nos espaços e nos tempos do cotidiano escolar.
A autonomia desenvolve a responsabilidade sobre a tomada
de decisão. Ela representa a conquista da independência e