XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2263
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
relaciona-se aos cuidados físicos e ao bem estar, bem como
a autonomia cognitiva do pensar, do experimentar, do des-
cobrir e do aprender.
Contribui com essa discussão Brasil (2009), ao assina-
lar que o princípio ético da autonomia deve
4
ser respeitado
pelas propostas pedagógicas de Educação Infantil, possi-
bilitando “[...]
situações de aprendizagem mediadas para a
elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuida-
do pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar” (BRASIL,
2009, art. 9º, item VI). Todavia, este documento de orienta-
ção curricular não confere maiores indicativos de aprofun-
damento deste tema.
É pertinente ressaltar que realizamos a opção por
não promover as discussões dos princípios de autonomia
com vistas as abordagens contempladas na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, pois foram
aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e ho-
mologadas pelo Ministério de Educação (MEC) em dezem-
bro do ano de 2017, portanto, qualquer análise neste sen-
tido, pode ser considerada precoce tendo em vista que os
estudos e pesquisas relativas a BNCC, principiaram recente-
mente, não havendo subsídios suficientes para a realização
de uma possível análise.
Dessa forma, partimos então para o aprofundamen-
to da discussão dos princípios da autonomia, que a partir
de agora, serão ampliados com vistas as contribuições de
Freire, procurando estabelecer diálogos entre o autor e este
princípio tão caro à infância.
Freire, ao longo de sua obra, assinala recorrentemente
que a educação precisa se constituir como espaço de pro-
moção da problematização, possibilitando dessa forma aos
sujeitos, o desvelamento da realidade ao qual estão inseri-
dos, por meio da realização da leitura de mundo. A proposta
educativa de uma pedagogia problematizadora e libertado-
ra dos sujeitos coloca-se como força de resistência e espe-
rança que luta contra uma concepção bancária de educação,
4
A expressão “deve” foi extraída do documento pesquisado.