Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2263 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2263 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2263

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

relaciona-se aos cuidados físicos e ao bem estar, bem como

a autonomia cognitiva do pensar, do experimentar, do des-

cobrir e do aprender.

Contribui com essa discussão Brasil (2009), ao assina-

lar que o princípio ético da autonomia deve

4

ser respeitado

pelas propostas pedagógicas de Educação Infantil, possi-

bilitando “[...]

situações de aprendizagem mediadas para a

elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuida-

do pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar” (BRASIL,

2009, art. 9º, item VI). Todavia, este documento de orienta-

ção curricular não confere maiores indicativos de aprofun-

damento deste tema.

É pertinente ressaltar que realizamos a opção por

não promover as discussões dos princípios de autonomia

com vistas as abordagens contempladas na Base Nacional

Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, pois foram

aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e ho-

mologadas pelo Ministério de Educação (MEC) em dezem-

bro do ano de 2017, portanto, qualquer análise neste sen-

tido, pode ser considerada precoce tendo em vista que os

estudos e pesquisas relativas a BNCC, principiaram recente-

mente, não havendo subsídios suficientes para a realização

de uma possível análise.

Dessa forma, partimos então para o aprofundamen-

to da discussão dos princípios da autonomia, que a partir

de agora, serão ampliados com vistas as contribuições de

Freire, procurando estabelecer diálogos entre o autor e este

princípio tão caro à infância.

Freire, ao longo de sua obra, assinala recorrentemente

que a educação precisa se constituir como espaço de pro-

moção da problematização, possibilitando dessa forma aos

sujeitos, o desvelamento da realidade ao qual estão inseri-

dos, por meio da realização da leitura de mundo. A proposta

educativa de uma pedagogia problematizadora e libertado-

ra dos sujeitos coloca-se como força de resistência e espe-

rança que luta contra uma concepção bancária de educação,

4

A expressão “deve” foi extraída do documento pesquisado.