XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2259
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
va democrática, adotando ações de mudança e transforma-
ção da realidade social.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, M. C; HORN, Maria da G.
Projetos pedagógicos
na educação infantil
. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BOMBASSARO, Maria C.
A roda na educação infantil:
aprendendo a roda aprendendo a conversar. 2010. 96
p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BRASIL.
Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.
Altera a Lei
n
o
9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor
sobre a formação dos profissionais da educação e dá
outras providências. Brasília, DF: 2013.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Bá-
sica. Coordenação Geral de Educação Infantil.
Políti-
ca Nacional de Educação Infantil
: pelos direitos das
crianças de zero a seis anos à educação. Brasília, DF:
2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperança:
Um reencontro
com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
1992.
____.
Pedagogia do oprimido
. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz&-
Terra. 2003.
KRAMER, Sônia (coord).
Com a pré-escola nas mãos
: Uma
alternativa curricular para a educação infantil. São
Paulo: Ática, 1991.
VIGOTSKI, L. S.
A formação social da mente
. São Paulo:
Martins Fontes, 2000.