XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2255
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
A CONSTRUÇÃO DA DIALOGICIDADE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM
E AS RODAS DE CONVERSA
Janaína Horn Schmidt
1
A linguagem é um sistema de signos criados pelo ser
humano a partir da necessidade em comunicar-se. É um
instrumento histórico e cultural, visto que, ao longo da his-
tória da humanidade, o homem estabeleceu formas de se
comunicar e de se relacionar. Neste sentido, é uma atividade
constitutiva da formação humana e uma configuração histó-
rica de organização da sociedade.
Já desde o nascimento, o bebê está em contato cons-
tante com a linguagem e mesmo sem o domínio da fala
relaciona-se através de choro, sons e gestos. Ao inserir-se
na educação infantil, a criança aprimora sua comunicação e
passa a manter relações sociais com os demais sujeitos da
escola. Aos poucos, vão surgindo as primeiras palavras, até
a constituição das frases e da construção de um vocabulário
mais amplo.
Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é com-
preender a influência das rodas de conversa e da dialogi-
cidade no desenvolvimento da linguagem na educação in-
fantil. A hipótese inicial é a de que as rodas de conversa
favorecem o desenvolvimento da linguagem e além disso,
propiciam a formação da criticidade na criança.
Os procedimentos metodológicos utilizados basea-
ram-se na sistemática da pesquisa bibliográfica, por meio
da análise das contribuições dos autores que se dedicam
no estudo da educação da infância e as rodas de conversa
na educação infantil (KRAMER, 1991; BARBOSA, 2008). Além
disso, esta investigação apoiou-se nas contribuições freirea-
1
Mestra em Educação nas Ciências e licenciada em Pedagogia pela UNIJUI.
Professora do departamento de Pedagogia da Faculdade Três de Maio -
SETREM. Professora de educação infantil na Prefeitura Municipal de Santa
Rosa/RS. E-mail
: janaina_horn@hotmail.com