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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
nasno que se refere à dialogicidade (FREIRE, 1992; 2003). O
estudo também contou com análise das políticas públicas
para a educação infantil (BRASIL, 1996;BRASIL, 2006) que
orientam as práticas pedagógicas para esta etapa de ensino.
No entanto,
a perspectiva teórica que dará apoio está
amparada no pressuposto de que as rodas de conversa e
os diálogos são cruciais para o desenvolvimento integral
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da criança.
Sendo assim, o estudo acerca da linguagem, das
rodas de conversa e da dialogicidade são imperativos, visto
que, é na infância, mais especificamente, que se estabelecem
as principais etapas do desenvolvimento linguístico.
Para Vigotski (2000), é por meio da interaçãoque as
crianças desenvolvem o pensamento e a linguagem. Neste
processo, a comunicação oral é determinante, em virtude
de que favorece o desenvolvimento da linguagem e, além
disso: a dialogicidade promove a constituição das crianças
enquanto seres humanos críticos e capazes de pensar e mu-
dar o mundo.
Nesta perspectiva, é importante que a escola infantil
assuma a concepção de criança já estabelecida nas políti-
cas públicas para a educação da infância, mas que ainda é
um desafio ao ser representado no cotidiano da escola. Esta
concepção concebe a criança como “[...] criadora, capaz de
estabelecer múltiplas relações, sujeito de direitos, um ser só-
cio-histórico, produtor de cultura e nela inserido” (BRASIL,
2006, p. 08). Cabe compreender a criança como um sujeito
ativo na escola, na família e na comunidade.
Conceber a criança como ser social que ela é, sig-
nifica: considerar que ela tem uma história, que
pertence a uma classe social determinada, que es-
tabelece relações definidas segundo seu contexto
de origem, que apresenta uma linguagem decor-
rente dessas relações sociais e culturais estabeleci-
das, que ocupa um espaço que não é só geográfico
(KRAMER, 1991, p. 79).
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a educação infantil tem a
finalidadede promover o desenvolvimento integral da criança de até cinco
anos de idade nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social (BRASIL,
2013).