XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
541
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA
POMERANA – UM ESTUDO A PARTIR DA
OBRA DE PAULO FREIRE COM ÊNFASE
NO CONCEITO DE TOLERÂNCIA
Karen Laiz Krause Romig
1
Sandro de Castro Pitano
2
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como tema a interculturali-
dade na escola pomerana, sendo este um estudo realizado
a partir da análise do conceito de tolerância, empregado e
desenvolvido por Paulo Freire como um dos fundamentos
de sua pedagogia. A tolerância também é um conceito fun-
damental para a sistematização teórica e prática da educa-
ção popular.
O estudo propõe uma leitura do conceito de tole-
rância, bem como uma revisão histórica sobre o povo po-
merano e suas relações interculturais, compreendendo
diferentes formas de como descendentes de pomeranos
se relacionam com outras culturas. A pesquisa adentra a
escola, como local de múltiplas relações, bem como palco
possível da educação popular, que assume como premis-
sas ser intercultural e tolerante, valorizando a cultura e as
vivências prévias dos alunos.
Ao longo da pesquisa é realizada uma análise biblio-
gráfica, enfatizando a interculturalidade na escola pomera-
na e trazendo a tona à história da imigração pomerana na
região sul do Brasil. Além disso, foram entrevistados alunos
de uma escola com grande número de descendentes de po-
meranos, buscando verificar suas opiniões sobre as relações
entre alunos descendentes de pomeranos e não descenden-
1
UFPel. Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia.
karenlaizromig@ gmail.com2
UFPel. Professor Doutor do curso de Licenciatura em Geografia.
scpitano@ gmail.com