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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

541

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA

POMERANA – UM ESTUDO A PARTIR DA

OBRA DE PAULO FREIRE COM ÊNFASE

NO CONCEITO DE TOLERÂNCIA

Karen Laiz Krause Romig

1

Sandro de Castro Pitano

2

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como tema a interculturali-

dade na escola pomerana, sendo este um estudo realizado

a partir da análise do conceito de tolerância, empregado e

desenvolvido por Paulo Freire como um dos fundamentos

de sua pedagogia. A tolerância também é um conceito fun-

damental para a sistematização teórica e prática da educa-

ção popular.

O estudo propõe uma leitura do conceito de tole-

rância, bem como uma revisão histórica sobre o povo po-

merano e suas relações interculturais, compreendendo

diferentes formas de como descendentes de pomeranos

se relacionam com outras culturas. A pesquisa adentra a

escola, como local de múltiplas relações, bem como palco

possível da educação popular, que assume como premis-

sas ser intercultural e tolerante, valorizando a cultura e as

vivências prévias dos alunos.

Ao longo da pesquisa é realizada uma análise biblio-

gráfica, enfatizando a interculturalidade na escola pomera-

na e trazendo a tona à história da imigração pomerana na

região sul do Brasil. Além disso, foram entrevistados alunos

de uma escola com grande número de descendentes de po-

meranos, buscando verificar suas opiniões sobre as relações

entre alunos descendentes de pomeranos e não descenden-

1

UFPel. Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia.

karenlaizromig@ gmail.com

2

UFPel. Professor Doutor do curso de Licenciatura em Geografia.

scpitano@ gmail.com