Table of Contents Table of Contents
Previous Page  542 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 542 / 2428 Next Page
Page Background

542

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tes. Atrelado a estes temas, encontra-se um conceito funda-

mental da obra de Paulo Freire, que é a tolerância.

OBJETIVOS

O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar as

relações interculturais em uma escola frequentada por alu-

nos e alunas com características predominantemente po-

meranas, à luz do conceito de tolerância proposto por Paulo

Freire.

Por sua vez, os objetivos específicos da pesquisa alme-

jaram: a) definir, a partir das obras de Paulo Freire o conceito

de tolerância; b) caracterizar, com base em literaturas espe-

cializadas, os aspectos históricos e culturais dos pomeranos;

c) dimensionar o conceito de interculturalidade no bojo das

relações culturais na escola, a partir da concepção de alunos

e alunas.

PAULO FREIRE E O CONCEITO DE TOLERÂNCIA

Freire pensava a tolerância como uma virtude da con-

vivência humana, atrelando-se à ética. Logo, a tolerância

seria a qualidade de conviver com o diferente, nunca infe-

riorizando os outros seres humanos por qualquer de suas

diferenças. A concepção de convivência com o diferente e

sua aceitação, está definida como característica das ideias

de Paulo Freire, sempre mesclada com a educação e o diálo-

go. (STRELHOW, 2007).

Conforme Freire (2001, p.54),

A tolerância não pretende negar nem tampouco es-

conder os possíveis conflitos entre os diferentes, nem por

outro lado, desconhecer que há diferentes que são mais do

que isto, porque são antagônicos entre si. O que a tolerância

pretende é a convivência possível, respeitadas as diferenças

dos que convivem.

Paulo Freire afirma que, sendo a tolerância uma virtu-

de da convivência humana, o indivíduo deve ser tolerante,

pois a convivência acontece entre pessoas, e nesta relação