542
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tes. Atrelado a estes temas, encontra-se um conceito funda-
mental da obra de Paulo Freire, que é a tolerância.
OBJETIVOS
O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar as
relações interculturais em uma escola frequentada por alu-
nos e alunas com características predominantemente po-
meranas, à luz do conceito de tolerância proposto por Paulo
Freire.
Por sua vez, os objetivos específicos da pesquisa alme-
jaram: a) definir, a partir das obras de Paulo Freire o conceito
de tolerância; b) caracterizar, com base em literaturas espe-
cializadas, os aspectos históricos e culturais dos pomeranos;
c) dimensionar o conceito de interculturalidade no bojo das
relações culturais na escola, a partir da concepção de alunos
e alunas.
PAULO FREIRE E O CONCEITO DE TOLERÂNCIA
Freire pensava a tolerância como uma virtude da con-
vivência humana, atrelando-se à ética. Logo, a tolerância
seria a qualidade de conviver com o diferente, nunca infe-
riorizando os outros seres humanos por qualquer de suas
diferenças. A concepção de convivência com o diferente e
sua aceitação, está definida como característica das ideias
de Paulo Freire, sempre mesclada com a educação e o diálo-
go. (STRELHOW, 2007).
Conforme Freire (2001, p.54),
A tolerância não pretende negar nem tampouco es-
conder os possíveis conflitos entre os diferentes, nem por
outro lado, desconhecer que há diferentes que são mais do
que isto, porque são antagônicos entre si. O que a tolerância
pretende é a convivência possível, respeitadas as diferenças
dos que convivem.
Paulo Freire afirma que, sendo a tolerância uma virtu-
de da convivência humana, o indivíduo deve ser tolerante,
pois a convivência acontece entre pessoas, e nesta relação