544
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
são respeitadas, ocorre à mútua tolerância. O contrário, por
mais sutil que seja, demonstra a intolerância. Este conceito
leva em consideração a história e a cultura de sujeitos, pois
não existem sujeitos sem vivência e história. E como cons-
truiríamos a nossa história sem os diferentes pensamentos
e as diferentes ações de outras pessoas que nos circundam?
Na atualidade, é largamente defendido e bradado o
conceito de democracia, que na sua essência política con-
siste, entre outros aspectos, na busca pela tolerância na
existência humana. Ela permite que possamos construir um
mundo mais justo e inclusivo, respeitando as diferenças dos
outros em relação a nós.
A questão da identidade cultural, de que fazem parte
a dimensão individual e a classe dos educandos, cujo res-
peito é absolutamente fundamental na prática educativa
progressista, é um problema que não pode ser desprezado
(FREIRE, 1996).
Não devemos pensar a tolerância e suas significações
sem pensarmos a superação da discriminação, do racismo,
do desnivelamento de direitos humanos, da preservação do
meio ambiente e tantas outras coisas que impedem a tantas
pessoas ter uma vida digna. Porque, pensando assim, esta-
remos ainda definindo tolerância como uma ação da supe-
rioridade, por exemplo, de pessoas brancas em relação às
negras, de homens em relação às mulheres, de indivíduos
ricos em relação aos pobres, das pessoas que governam
em relação ao povo. Assim, não estaremos sendo sujeitos
da história, mas apenas marionetes com o destino traçado
(STRELHOW, 2007).
Defender a tolerância à diversidade é também lutar
para que pessoas não continuem passando fome, sendo
exploradas e privadas de seus direitos. Não é aceitável usar
a tolerância para sacramentar a má distribuição da renda,
o desrespeito à natureza, a exploração de tudo e de to-
dos em prol do lucro. A tolerância é parte da convivência
humana, e deve ser adquirida, e construída ao longo do
processo educativo.