Table of Contents Table of Contents
Previous Page  548 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 548 / 2428 Next Page
Page Background

548

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Corrêa e Rosendahl (2003, p.13), “a cultura é vista como um

reflexo, uma mediação e uma condição social”.

Os alunos que chegam à escola são sujeitos sociocul-

turais que carregam um conjunto de saberes e uma cultura,

frutos das experiências vivenciadas na sua história de vida,

no seu cotidiano. A escola é palco do projeto dos alunos,

tendo o ambiente escolar à função de produzir e transmitir

cultura, assim como promover a formação científica.

Quando analisamos o ambiente de uma escola, le-

vamos também em consideração a interculturalidade des-

ta instituição, ou seja, as culturas dos sujeitos que circulam

no ambiente, além dos modos como ocorre a integração

dos diferentes. A discussão sobre a educação intercultural é

uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz

à tona seu caráter multicultural e onde diferentes grupos

socioculturais conquistam maior presença nos cenários pú-

blicos (SILVA, 2017, p. 180).

Silva (2017, p. 181) salienta que:

As diferenças culturais devem estar “dentro da escola”

como parte integrante das relações interpessoais e das prá-

ticas pedagógicas no âmbito escolar, é nesse caminho que

se deve pensar as ações educativas. Ações essas que permi-

tam o aprendizado dos diferentes sujeitos, grupos, socieda-

des e que respeitem e valorizem as diversidades culturais.

Isso orientará a construção de uma sociedade democrática,

plural, humana, que articule políticas de igualdade com po-

líticas de identidade.

Se integradas em relação no interior da escola, as di-

ferentes culturas permitem que ocorra, de maneira cons-

trutiva, respeito e conhecimento da diversidade histórica e

cultural, ensinando os alunos a respeitar as diferenças e fa-

zendo da tolerência parte fundamental do ambiente escolar.

METODOLOGIA E ANÁLISE DE DADOS

A metodologia deste trabalho consiste em um estu-

do exploratório, conforme GIL (2002), este tipo de método

caracteriza-se por levantamento bibliográfico e entrevistas