548
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Corrêa e Rosendahl (2003, p.13), “a cultura é vista como um
reflexo, uma mediação e uma condição social”.
Os alunos que chegam à escola são sujeitos sociocul-
turais que carregam um conjunto de saberes e uma cultura,
frutos das experiências vivenciadas na sua história de vida,
no seu cotidiano. A escola é palco do projeto dos alunos,
tendo o ambiente escolar à função de produzir e transmitir
cultura, assim como promover a formação científica.
Quando analisamos o ambiente de uma escola, le-
vamos também em consideração a interculturalidade des-
ta instituição, ou seja, as culturas dos sujeitos que circulam
no ambiente, além dos modos como ocorre a integração
dos diferentes. A discussão sobre a educação intercultural é
uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz
à tona seu caráter multicultural e onde diferentes grupos
socioculturais conquistam maior presença nos cenários pú-
blicos (SILVA, 2017, p. 180).
Silva (2017, p. 181) salienta que:
As diferenças culturais devem estar “dentro da escola”
como parte integrante das relações interpessoais e das prá-
ticas pedagógicas no âmbito escolar, é nesse caminho que
se deve pensar as ações educativas. Ações essas que permi-
tam o aprendizado dos diferentes sujeitos, grupos, socieda-
des e que respeitem e valorizem as diversidades culturais.
Isso orientará a construção de uma sociedade democrática,
plural, humana, que articule políticas de igualdade com po-
líticas de identidade.
Se integradas em relação no interior da escola, as di-
ferentes culturas permitem que ocorra, de maneira cons-
trutiva, respeito e conhecimento da diversidade histórica e
cultural, ensinando os alunos a respeitar as diferenças e fa-
zendo da tolerência parte fundamental do ambiente escolar.
METODOLOGIA E ANÁLISE DE DADOS
A metodologia deste trabalho consiste em um estu-
do exploratório, conforme GIL (2002), este tipo de método
caracteriza-se por levantamento bibliográfico e entrevistas