Table of Contents Table of Contents
Previous Page  549 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 549 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

549

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

com pessoas que estão inseridas nos ambientes estudados.

Nesse caso, a pesquisa na sua dimensão bibliográfica de-

senvolveu uma análise sobre o conceito de tolerância, por

meio do pensamento freireano.

Foi desenvolvido também um estudo bibliográfico re-

ferente à história da imigração pomerana, bem como suas

manifestações culturais na sociedade contemporânea, isto

com base em material já elaborado, como livros, disserta-

ções, teses e artigos científicos.

Além disso, foram realizadas entrevistas com alunos

que falam a língua pomerana, praticam costumes desta

cultura e estudam em uma instituição escolar, cuja grande

predominância é de alunos descendentes de pomeranos.

Além da realização das entrevistas, foram também reali-

zadas observações sistemáticas na escola estudada, assim

como em seu entorno, a fim de observar espacialmente

a instituição e as relações que ocorrem entre as culturas

nesse espaço.

Foram entrevistados cinco alunos (as) do 6º ao 9º

ano do ensino fundamental de uma escola localizada em

um município no sul do estado do Rio Grande do Sul, Bra-

sil. A instituição escolar se encontra em zona rural, e possui

mais de 90% de alunos descendentes de pomeranos, sendo

que estes em grande maioria falam a língua pomerana. Essa

instituição foi escolhida para a pesquisa por atender uma

grande porcentagem de alunos de descendência pomerana,

acolhendo, ao mesmo tempo, o público em geral.

As entrevistas foram realizadas com o intuito de ana-

lisar a interculturalidade em uma escola pomerana, verifi-

cando a opinião de sujeitos envolvidos diretamente em pro-

cessos educativos. As entrevistas foram feitas através de um

diálogo estabelecido entre pesquisadores e alunos, sendo o

roteiro de entrevista composto por três perguntas abertas,

onde os entrevistados puderam expor suas opiniões. Os en-

trevistados, alunos de uma única escola específica, tiveram

autorização dos responsáveis para participarem e seus no-

mes não foram divulgados no relatório da pesquisa.