XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Quadro 3: Relato de alunos entrevistados - questão 3
PERGUNTA
RESPOSTA
Em algum momento,
você se sentiu “into-
lerado” em virtude da
sua língua, sua cultura
ou modo de agir, den-
tro ou fora da escola?
Entrevistado A
Não, mas entende que muitas pessoas
pensam que quem fala pomerano leva
vantagem sobre outras.
Entrevistado B
Não, mas considera que a relação com
pessoas de outras culturas é diferente,
pois quem tem hábitos da cultura po-
merana, tem de se adaptar a outros
modos de comportamento.
Entrevistado C
Não, mas afirma que ocorrem casos
de intolerância em grupos de pessoas,
onde uma fala pomerano e a outra
não.
Entrevistado D
Não, considera a relação entre alunos
normal. Mas cita casos de intolerância
religiosa. Afirma que os pomeranos são
muito reservados na religião luterana, e
não tem interesse em conhecer outra
religião. Afirma também que existem
casos de intolerância dentro das três
vertentes do luteranismo.
Entrevistado E
Afirma que não, mas cita casos de go-
zação que já sofreu em apresentações e
eventos escolares, por falar pomerano.
Organização: Autores, 2018.
Com base nos relatos das entrevistas é possível per-
ceber que grande parte dos alunos do ensino fundamental
e de origem pomerana desconhece o significado do con-
ceito de tolerância. Com relação à valorização da cultura,
os alunos entrevistados atribuíram muita importância para
a preservação da língua pomerana, de seus costumes, da
culinária e da religião.
Na pergunta sobre as relações entre sujeitos escolares
de distintas culturas, os entrevistados relataram que a relação
entre todos os alunos é bastante amistosa, porém também
destacaram casos de intolerância religiosa e fatos isolados de
discriminação com a língua pomerana em eventos escolares.
RESULTADOS
O objetivo principal do estudo foi analisar a relação
entre a interculturalidade na escola pomerana e o conceito