XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
553
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
CERQUEIRA, F. V. Serra dos Tapes: mosaico de tradições ét-
nicas e paisagens culturais. In:
Anais do IV Seminário
Internacional em Memória e Patrimônio
.
Universi-
dade Federal de Pelotas, 872-962, 2010.
COARACY, Vivaldo.
A Colônia de São Lourenço e seu fun-
dador Jacob Rheingantz.
São Paulo: 1957.
CORRÊA, Roberto Lobato. ROSENDAHL, Zeni.
Introdução à
geografia cultural.
Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Tolerância.
São Paulo: UNESP,
2005.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo.
Política e Educação: Ensaios
. São Paulo: Cor-
tez. 2001.
GIL, Antônio Carlos.
Como elaborar projetos de pesquisa
-
4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MACIEL, K. F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da
educação popular.
Educação em Perspectiva
. v. 2, n.
2, p. 326-344. Viçosa, 2011.
NOGUEIRA, Adriano; FREIRE, Paulo.
Que fazer – Teoria e
Prática em Educação Popular
. Vozes: Petrópoles,
1993.
RÖLKE, Helmar Reinhard.
Descobrindo raízes, Aspectos
Geográficos, Históricos e Culturais da Pomerânia
.
Vitória: UFES. Secretaria de Produção e Difusão Cultu-
ral, 1996.
SALAMONI, G. ACEVEDO, H. ESTRELA, L. Os Pomeranos: Va-
lores Culturais da Família de Origem Pomerana no Rio
Grande do Sul – Pelotas e São Lourenço do Sul. Pelo-
tas: Editora Universitária, 1995.
SAQUET, Marcos Aurélio.
Abordagens e Concepções de
território
. São Paulo: Outras Expressões, 2015.