Table of Contents Table of Contents
Previous Page  553 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 553 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

553

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

CERQUEIRA, F. V. Serra dos Tapes: mosaico de tradições ét-

nicas e paisagens culturais. In:

Anais do IV Seminário

Internacional em Memória e Patrimônio

.

Universi-

dade Federal de Pelotas, 872-962, 2010.

COARACY, Vivaldo.

A Colônia de São Lourenço e seu fun-

dador Jacob Rheingantz.

São Paulo: 1957.

CORRÊA, Roberto Lobato. ROSENDAHL, Zeni.

Introdução à

geografia cultural.

Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Tolerância.

São Paulo: UNESP,

2005.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo.

Política e Educação: Ensaios

. São Paulo: Cor-

tez. 2001.

GIL, Antônio Carlos.

Como elaborar projetos de pesquisa

-

4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACIEL, K. F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da

educação popular.

Educação em Perspectiva

. v. 2, n.

2, p. 326-344. Viçosa, 2011.

NOGUEIRA, Adriano; FREIRE, Paulo.

Que fazer – Teoria e

Prática em Educação Popular

. Vozes: Petrópoles,

1993.

RÖLKE, Helmar Reinhard.

Descobrindo raízes, Aspectos

Geográficos, Históricos e Culturais da Pomerânia

.

Vitória: UFES. Secretaria de Produção e Difusão Cultu-

ral, 1996.

SALAMONI, G. ACEVEDO, H. ESTRELA, L. Os Pomeranos: Va-

lores Culturais da Família de Origem Pomerana no Rio

Grande do Sul – Pelotas e São Lourenço do Sul. Pelo-

tas: Editora Universitária, 1995.

SAQUET, Marcos Aurélio.

Abordagens e Concepções de

território

. São Paulo: Outras Expressões, 2015.