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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ra, serviram como fatores essenciais, para que aos negros

restassem postos inferiores em todos os setores do Estado

brasileiro. Inserido nesse cenário, o sistema educacional bra-

sileiro se fundamentou sobre essa exclusão e não se adap-

tou à realidade cultural e étnica, presente na formação de

sua população.

De acordo com Nilma Lino Gomes

8

, as instituições

educacionais brasileiras ao longo do período republicano,

desconsideraram a cultura e os costumes dos afrodescen-

dentes e restringiram sua inserção nesses espaços, dada a

sua elitização econômica e a exclusão social, que relegou

aos descendentes de escravizados brasileiros aos bolsões de

pobreza, analfabetismo, fome e vulnerabilidade social.

As mudanças educacionais assistidas no Brasil, no de-

correr do século XX, como o aumento das vagas na edu-

cação básica, através das instituições públicas de ensino, o

surgimento e a ampliação das universidades e faculdades

e a diminuição significativa do número de analfabetos não

correspondem à trajetória da população negra nesse mes-

mo período. Os indicadores relativos a esse grupo humano

permanecem pouco alterados, sendo mantido um quadro

de condição social de exclusão. Exemplar nesse sentido é o

fato de que, no período que antecede a adoção sistemáti-

ca das ações afirmativas, cita-se o ano 2002, apenas 2% do

contingente de universitários eram afrodescendentes.

A adoção de medidas, que visam à inserção de grupos

etnicamente excluídos, se torna cada dia mais presente em

diversos setores do Brasil. Expressões como: ações afirma-

tivas e cotas para negros são amplamente divulgadas nos

meios de comunicação, nos quais fica perceptível a negati-

vidade da imprensa e parte significativa da elite e da classe

média à adoção dessas medidas, que visam à implantação

de políticas inclusivas.

Nessa realidade surgem ações afirmativas, como me-

didas que visam à extinção de exclusões sociais e étnicas,

8

GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações

raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1.