558
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ra, serviram como fatores essenciais, para que aos negros
restassem postos inferiores em todos os setores do Estado
brasileiro. Inserido nesse cenário, o sistema educacional bra-
sileiro se fundamentou sobre essa exclusão e não se adap-
tou à realidade cultural e étnica, presente na formação de
sua população.
De acordo com Nilma Lino Gomes
8
, as instituições
educacionais brasileiras ao longo do período republicano,
desconsideraram a cultura e os costumes dos afrodescen-
dentes e restringiram sua inserção nesses espaços, dada a
sua elitização econômica e a exclusão social, que relegou
aos descendentes de escravizados brasileiros aos bolsões de
pobreza, analfabetismo, fome e vulnerabilidade social.
As mudanças educacionais assistidas no Brasil, no de-
correr do século XX, como o aumento das vagas na edu-
cação básica, através das instituições públicas de ensino, o
surgimento e a ampliação das universidades e faculdades
e a diminuição significativa do número de analfabetos não
correspondem à trajetória da população negra nesse mes-
mo período. Os indicadores relativos a esse grupo humano
permanecem pouco alterados, sendo mantido um quadro
de condição social de exclusão. Exemplar nesse sentido é o
fato de que, no período que antecede a adoção sistemáti-
ca das ações afirmativas, cita-se o ano 2002, apenas 2% do
contingente de universitários eram afrodescendentes.
A adoção de medidas, que visam à inserção de grupos
etnicamente excluídos, se torna cada dia mais presente em
diversos setores do Brasil. Expressões como: ações afirma-
tivas e cotas para negros são amplamente divulgadas nos
meios de comunicação, nos quais fica perceptível a negati-
vidade da imprensa e parte significativa da elite e da classe
média à adoção dessas medidas, que visam à implantação
de políticas inclusivas.
Nessa realidade surgem ações afirmativas, como me-
didas que visam à extinção de exclusões sociais e étnicas,
8
GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações
raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1.