Table of Contents Table of Contents
Previous Page  561 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 561 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

561

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

PCNs representaram uma tentativa de evidenciar as diferen-

ças culturais e raciais, com a perspectiva de integrá-las ao

currículo, dialogando com as antigas reivindicações. Sobre

esse documento Elizabeth Fernandes

Souza afirma:

Há nesse documento uma vasta discussão teórica,

mas por vezes fica a impressão de bricolagem, caleidoscó-

pio [...]. O teor do documento soa-me muito mais como dis-

curso ideológico, lacunar, do que efetivamente uma propos-

ta curricular. Deve-se salientar, entretanto, que o fato de a

questão estar posta em um documento pedagógico nacio-

nal, mesmo que precariamente, significa um grande avanço,

pois só é possível pensar sobre o que está materializado.

11

Em novembro de 2002, a Lei 10.558 oficializou a cria-

ção do Programa Diversidade na Universidade, no âmbito

do Ministério da Educação, com a finalidade de implemen-

tar e avaliar estratégias para a promoção do acesso ao Ensi-

no Superior de pessoas pertencentes a grupos socialmente

desfavorecidos, especialmente a população negra e indíge-

na. Dentro do escopo do programa, definiu-se como princi-

pal ação o apoio financeiro às instituições que organizavam

cursos preparatórios para o Vestibular, delineados como

Projetos Inovadores de Curso (PICs), com o objetivo geral

de apoiar a promoção da equidade e da diversidade na edu-

cação superior. No ano de sua implantação, os PICs benefi-

ciaram aproximadamente novecentos jovens.

Posteriormente o Estado sistematiza uma política de

cunho étnico-racial na educação e vai aplicá-la através de

dois órgãos: a SEPPIR e o SECAD- MEC. A Secretaria de Pro-

moção da Igualdade Racial foi criada pela Medida Provisória

111, de 21 de março de 2003, convertida na Lei 10.678, no

governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Sua criação

ocorreu numa data emblemática, pois celebrava-se o Dia In-

ternacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Nesse

mesmo ano de 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educa-

ção Nacional (LDB) foi alterada, a partir da promulgação, em

11 SOUZA, Elizabeth Fernandes. Repercussões do discurso pedagógico sobre

relações raciais nos PCNs. In:CAVALLEIRO, Eliane (Org.).

Racismo e antira-

cismo na educação

: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.