XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
567
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
AFLUÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO
POPULAR E MOVIMENTO SOCIAL: PRÉ-
UNIVERSITÁRIOS POPULARES.
Vanessa Porciúncula
1
Caros Colegas
Começo a escrever essa carta pedagógica entusiasma-
da e motivada por ocasião do XX Fórum de estudos: Leituras
de Paulo Freire. Tomei como inspiração algumas das leituras
feitas para a escrita da Dissertação, assim como minha pró-
pria inserção nos Pré-universitários Populares (PUP’s), com
a intensão de compartilhar pensamentos que tenho sobre
como se dá a relação entre Educação Popular e Movimentos
Sociais no interior os PUP’s.
Ora, meus colegas, ao se pensar a Educação Popular no
interior dos movimentos sociais articulando diretamente com
a educação, deve, em primeiro lugar, admitir que o proces-
so educativo ocorre fora dos círculos institucionais, ou seja,
uma concepção de educação que não se restringe ao apren-
dizado de conteúdos transmitidos através de procedimentos
pedagógicos. Não podemos preterir a dimensão política. A
consciência adquirida progressivamente, pelos membros, se
dá através do conhecimento sobre quais são os direitos e de-
veres na sociedade. Está consciência se constrói a partir da
fusão de informações dispersas sobre o funcionamento da
sociedade, fazendo que se apropriem dessas informações e
formulando um conhecimento sobre as engrenagens e so-
bretudo identificando os interesses envolvidos.
“Historicamente a relação movimentos sociais-educa-
ção tem um elemento de união, que é a questão da Cida-
dania” (Gohn, 1994). Entendendo, aqui, a Cidadania como
um conceito em disputa. Assim, articulando esses três con-
ceitos: Educação Popular, Movimentos Sociais e Cidadania;
manifesta-se o conceito de Cidadania Coletiva.
1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação- PP-
GEDU-UFGRS,
vanessa.porciuncula@hotmail.com.