568
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Cidadania que se baseia em interesses da coletividade,
que se constrói no dia a dia através do processo de identidade
político-cultural que as lutas do cotidiano geram. E a constru-
ção da Cidadania Coletiva se realiza quando identificando os
interesses opostos, parte-se para a elaboração de estratégias
e de formulação de demandas e modos de enfrentamento.
Estamos presenciando o aumento de organizações
e movimentos sociais que se unem a fim de resolver mais
os problemas do cotidiano de seus participantes e menos
interessados em interagir com o estado. E destaco, neste
trabalho, os Pré-Universitários Populares.
Podemos traduzir esses movimentos como micro-re-
volucionários (SCHERER-WARREN, 1987), uma outra manei-
ra de se fazer política no cotidiano, mostrando um desejo de
não transferir para um futuro distante o sonho de uma so-
ciedade emancipada, mas sim de tratar de realizá-los a partir
de práticas de luta no cotidiano. Rompendo, assim, com a
postura tradicional do conceito de Cidadania do início do
Século XX baseada em direitos e deveres onde passa a ser
demanda do Estado e não uma conquista da sociedade civil.
Uma das características que diferenciam esses Novos
movimentos Sociais (Gohn, 1997) são suas formas de organi-
zações, comumente, pautada na Livre organização, autoges-
tão, democracia de base, direito à diversidade e ao respeito
individualidade a noção de liberdade individual associada a
liberdade coletiva. Remetendo a ideais anarquistas mesmo
que não sejam explícitos no centro destes movimentos.
Como principal característica dos PUP’s temos que seu
principal objetivo é ir além do ingresso ao ensino superior,
visa trazer os alunos para a discussão das desigualdades que
marcam a sociedade, o racismo, machismo, a homofobia,
as diferenças de classe, para que se tornem sujeitos ativos,
autônomos. Ou seja, transformação social, partindo da pró-
pria experiência e de seu grupo social, não sendo um mero
consumidor como quer o modelo de sociedade dominante.
Encontrando um dos principais desafios na elaboração de
um currículo.