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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Cidadania que se baseia em interesses da coletividade,

que se constrói no dia a dia através do processo de identidade

político-cultural que as lutas do cotidiano geram. E a constru-

ção da Cidadania Coletiva se realiza quando identificando os

interesses opostos, parte-se para a elaboração de estratégias

e de formulação de demandas e modos de enfrentamento.

Estamos presenciando o aumento de organizações

e movimentos sociais que se unem a fim de resolver mais

os problemas do cotidiano de seus participantes e menos

interessados em interagir com o estado. E destaco, neste

trabalho, os Pré-Universitários Populares.

Podemos traduzir esses movimentos como micro-re-

volucionários (SCHERER-WARREN, 1987), uma outra manei-

ra de se fazer política no cotidiano, mostrando um desejo de

não transferir para um futuro distante o sonho de uma so-

ciedade emancipada, mas sim de tratar de realizá-los a partir

de práticas de luta no cotidiano. Rompendo, assim, com a

postura tradicional do conceito de Cidadania do início do

Século XX baseada em direitos e deveres onde passa a ser

demanda do Estado e não uma conquista da sociedade civil.

Uma das características que diferenciam esses Novos

movimentos Sociais (Gohn, 1997) são suas formas de organi-

zações, comumente, pautada na Livre organização, autoges-

tão, democracia de base, direito à diversidade e ao respeito

individualidade a noção de liberdade individual associada a

liberdade coletiva. Remetendo a ideais anarquistas mesmo

que não sejam explícitos no centro destes movimentos.

Como principal característica dos PUP’s temos que seu

principal objetivo é ir além do ingresso ao ensino superior,

visa trazer os alunos para a discussão das desigualdades que

marcam a sociedade, o racismo, machismo, a homofobia,

as diferenças de classe, para que se tornem sujeitos ativos,

autônomos. Ou seja, transformação social, partindo da pró-

pria experiência e de seu grupo social, não sendo um mero

consumidor como quer o modelo de sociedade dominante.

Encontrando um dos principais desafios na elaboração de

um currículo.