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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Como afirma Monteiro:

A proposta metodológica, ideológica e filosófica é

de não apenas repassar os conteúdos programá-

ticos do segundo grau, mas ampliar a discussão

de uma proposta de transformação da sociedade

[...]. Nesse sentido a educação para a cidadania é,

também, um desafio e objetivo político dos “prés.

(MONTEIRO, 1996, p. 58)

Consolidando sua importância dentre os movimen-

tos sociais urbanos, envolvidos com a luta por inclusão

social e emancipação social, para aqueles que historica-

mente foram privados desses direitos. Os PUP’s devido a

suas estruturas organizacionais, não são projetos rígidos,

assim permitem que indivíduos bem diferentes participem

do mesmo movimento.

Santos (2005) enumera elementos que de uma forma

geral marcam a autonomia da organização, uma autonomia

pedagógica que é assumida muitas vezes pela coordenação

do curso como forma de conseguir que pessoas de práti-

cas e vivências tão diferentes trabalhem juntos. Assumindo

a dificuldade de encontrar voluntários de todas as áreas de

conhecimento necessárias para o aluno prestar o vestibu-

lar. O que caracteriza o conjunto de professores e colabo-

radores é o trabalho voluntário, mas possuem concepções

totalmente diferentes do curso, muitas pessoas que atuam

nesses cursos nem o veem como um movimento social, não

tem a clareza do que seja um movimento. E até mesmo a

concepção é colocada em questionamento, tendendo a ser

levada mais no sentido de militância pela educação do que

uma concepção cristã de voluntariado.

Despeço-me com o trecho de Paulo Freire em seu livre

“A sombra da Mangueira",

“Estar só tem sido ao longo da minha vida estar

com. É interessante pensar agora o quanto sem-

pre me foi importante, indispensável mesmo, estar

com. “ (p. 17)

Até breve!