XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Como afirma Monteiro:
A proposta metodológica, ideológica e filosófica é
de não apenas repassar os conteúdos programá-
ticos do segundo grau, mas ampliar a discussão
de uma proposta de transformação da sociedade
[...]. Nesse sentido a educação para a cidadania é,
também, um desafio e objetivo político dos “prés.
(MONTEIRO, 1996, p. 58)
Consolidando sua importância dentre os movimen-
tos sociais urbanos, envolvidos com a luta por inclusão
social e emancipação social, para aqueles que historica-
mente foram privados desses direitos. Os PUP’s devido a
suas estruturas organizacionais, não são projetos rígidos,
assim permitem que indivíduos bem diferentes participem
do mesmo movimento.
Santos (2005) enumera elementos que de uma forma
geral marcam a autonomia da organização, uma autonomia
pedagógica que é assumida muitas vezes pela coordenação
do curso como forma de conseguir que pessoas de práti-
cas e vivências tão diferentes trabalhem juntos. Assumindo
a dificuldade de encontrar voluntários de todas as áreas de
conhecimento necessárias para o aluno prestar o vestibu-
lar. O que caracteriza o conjunto de professores e colabo-
radores é o trabalho voluntário, mas possuem concepções
totalmente diferentes do curso, muitas pessoas que atuam
nesses cursos nem o veem como um movimento social, não
tem a clareza do que seja um movimento. E até mesmo a
concepção é colocada em questionamento, tendendo a ser
levada mais no sentido de militância pela educação do que
uma concepção cristã de voluntariado.
Despeço-me com o trecho de Paulo Freire em seu livre
“A sombra da Mangueira",
“Estar só tem sido ao longo da minha vida estar
com. É interessante pensar agora o quanto sem-
pre me foi importante, indispensável mesmo, estar
com. “ (p. 17)
Até breve!