564
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CARVALHO, J. J. Nunes. Inclusão étnica e racial no ensino
superior: um desafio para as universidades brasileiras.
In: NUNES, Margarete Fagundes (Org.).
Diversidade
e políticas afirmativas
: diálogos e intercursos. Novo
Hamburgo, RS: Feevale, 2005.
CARVALHO, J. J.
Inclusão étnica e racial no Brasil
. São Pau-
lo: Attar, 2005. v. 1.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al.
A
pesquisa qualitativa
: enfoques epistemológicos e
metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 297 p.
CHARTIER, Roger.
A história cultural:
entre práticas e re-
presentações. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
CHARTIER, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios, propos-
tas.
Revista estudos históricos
, v. 7, n. 13, p. 97-114,
1994.
CHIVENATO, Júlio José.
O Negro no Brasil
. Brasília: Brasi-
liense, 1986.
GOLDSCHMIDT, Victor.
La teoria aristotélica
: della schia-
vitu e il suo metodo. In: SICHIROLLO, Livio. Schiavitù
ântica e moderna: problemi, storia, istituzioni. Nápo-
les: Guida, 1979.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausên-
cias, emergências e a produção dos saberes.
Política
& Sociedade
, Florianópolis, v. 10, n. 18, p. 133-154,
abr. 2011.
GOMES, Nilma Lino.
Um olhar além das fronteiras
:
educa-
ção e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
v. 1.
HALL, Stuart.
A identidade cultural na pós-modernidade
.
Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em be-
nefício da população negra no Brasil: um ponto de vis-
ta em defesa de cotas.
Sociedade e Cultura
, v. 4, n. 2,
jul./dez. 2001.