XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
563
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Posteriormente, serão analisadas como a participa-
ção das lideranças do movimento negro contribuiu para a
criação da SEPPIR e da SECAD e como esses sujeitos inseri-
ram-se nos diversos espaços de elaboração política, como
os conselhos, contribuindo para que o Estado assumisse as
ações afirmativas. Para isso, serão analisadas as alterações
que resultaram na adoção de ações afirmativas na Educação
Básica, expressas na LDB, nas Diretrizes Curriculares e nas
Resoluções expedidas pelo Câmara de Educação Básica do
Conselho Nacional de Educação.
Para analisar os sujeitos do movimento negro, objeto
de estudo desta pesquisa, será utilizado o método de aná-
lise de Paul Thompson, que atenta para o fato de que tratar
a fonte oral como, simplesmente, um documento a mais,
é ignorar-lhe o potencial imanente, como relato subjetivo
do entrevistado. O tema pesquisado, portanto, insere-se
na história recente e tem como objeto de análise grupos
sociais excluídos do padrão nacional e sua luta por direitos.
Para tanto, serão realizadas entrevistas com lideranças do
movimento negro das entidades já referidas, gestores que
ocuparam espaços de decisão na SEPPIR e no SECAD, bem
como pessoas beneficiadas pelas ações afirmativas na edu-
cação básica e no Ensino Superior.
REFERÊNCIAS
ARISTÓTELES.
A Política
. São Paulo: M. Fontes, 1998.
BRASIL.
Constituição (1824)
. Constituição do Império do
Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 1824. Disponível em:
<http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/cons tituicao/constitui- cao24.htm>.
BRASIL
. Constituição (1988)
. Constituição da República Fe-
derativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
BRASIL.
Leis, decreto, etc.
: Código Criminal de Império do
Brasil, 2. ed. Rio de Janeiro: H. Lemmert, 1876.