XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
571
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO
OPRIMIDO PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA GESTÃO
DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
Thaís Gonçalves Saggiomo
1
Clara da Rosa Pereira
2
Anderson Pires de Souza
3
Lucia de Fátima Socoowski Anello
4
INTRODUÇÃO
Visando aprofundar a construção dos conhecimentos
no âmbito da Educação ambiental não formal como Ato Po-
lítico (FREIRE, 1987), propõe-se um processo investigativo
em torno das contribuições da Pedagogia do Oprimido para
formação de educadores ambientais inseridos no contexto
da mediação de conflitos socioambientais, sob o prisma da
Educação Popular.
Objetiva-se contribuir para as práticas de Educação
Ambiental, realizadas no âmbito das políticas públicas,
identificando elementos teóricos/práticos que potencia-
lizam o quefazer destes profissionais no campo de confli-
tos socioambientais. De forma que, as reflexões realizadas
1
Educadora. Pedagoga Mestre em Educação. Doutoranda em Educação
Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande/Programa de Pós-Gra-
duação em Educação Ambiental (FURG/PPGEA).
thaisfurg@yahoo.com.br.(CAPES)
2
Educadora. Historiadora. Mestre em Gerenciamento Costeiro. Doutoranda
em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande/Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG/PPGEA).
claradarosapereira@ yahoo.com.br.(CAPES)
3
Educador. Pedagogo. Mestrando em Educação Ambiental na Universida-
de Federal do Rio Grande/Programa de Pós-Graduação em Educação Am-
biental (FURG/PPGEA).
a-psouza@hotmail.com.(CAPES)
4
Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora do Instituto de
Oceanografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). (Orientadora)
luciaanello@hotmail.com.