552
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de tolerância definido por Paulo Freire. Ao longo do texto foi
possível definir, de forma clara, o conceito de tolerância com
base na sua obra, bem como analisar o contexto escolar, por
meio de um recorte. Nesse recorte, considerou-se, sobre-
tudo, a tolerância em relação às diferenças, pois o convívio
com o diferente (seja de raça, credo, ideologia política, reli-
gião) e o repúdio a qualquer ato de discriminação são carac-
terísticas do caráter radicalmente democrático e humanista
da educação freireana.
Percebe-se ao longo do texto que o termo tolerância
tem uma definição complexa, mas que esclarece muitos fa-
tos quanto à relação intercultural. A complexidade de sua
definição aparece nos dados obtidos nas entrevistas com
os alunos da escola, que na grande maioria não souberam
definir ou mesmo pensar no significado deste termo.
A indefinição do termo tolerância pelos sujeitos esco-
lares faz com que eles não percebam, muitas vezes, quando
suas práticas para com o outro, ou do outro para consigo se
caracterizam de maneira oposta, configurando a intolerância.
Por meio da pesquisa, compreende-se que as contri-
buições históricas da cultura pomerana são significativas
nas relações sociais e na vivência dos sujeitos, pois como
alguns informaram nas entrevistas, existe um desejo de pre-
servação dos costumes e das tradições culturais que a carac-
terizam. E esta cultura, assim como todas as outras, deve ser
respeitada, pois, freireanamente falando, o respeito remete
à tolerância.
REFERÊNCIAS
BREMENKAMP, E. S.
Análise sociolinguística da manuten-
ção da língua pomerana em Santa Maria de Jetibá,
Espírito Santo
. 2014. 291 f. Dissertação (Mestrado em
Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Espí-
rito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
Vitória, 2014.
CANDAU, V. M. F. Educação escola e Cultura(s): construindo
caminhos.
Revista Brasileira de Educação
, 2003.