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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de tolerância definido por Paulo Freire. Ao longo do texto foi

possível definir, de forma clara, o conceito de tolerância com

base na sua obra, bem como analisar o contexto escolar, por

meio de um recorte. Nesse recorte, considerou-se, sobre-

tudo, a tolerância em relação às diferenças, pois o convívio

com o diferente (seja de raça, credo, ideologia política, reli-

gião) e o repúdio a qualquer ato de discriminação são carac-

terísticas do caráter radicalmente democrático e humanista

da educação freireana.

Percebe-se ao longo do texto que o termo tolerância

tem uma definição complexa, mas que esclarece muitos fa-

tos quanto à relação intercultural. A complexidade de sua

definição aparece nos dados obtidos nas entrevistas com

os alunos da escola, que na grande maioria não souberam

definir ou mesmo pensar no significado deste termo.

A indefinição do termo tolerância pelos sujeitos esco-

lares faz com que eles não percebam, muitas vezes, quando

suas práticas para com o outro, ou do outro para consigo se

caracterizam de maneira oposta, configurando a intolerância.

Por meio da pesquisa, compreende-se que as contri-

buições históricas da cultura pomerana são significativas

nas relações sociais e na vivência dos sujeitos, pois como

alguns informaram nas entrevistas, existe um desejo de pre-

servação dos costumes e das tradições culturais que a carac-

terizam. E esta cultura, assim como todas as outras, deve ser

respeitada, pois, freireanamente falando, o respeito remete

à tolerância.

REFERÊNCIAS

BREMENKAMP, E. S.

Análise sociolinguística da manuten-

ção da língua pomerana em Santa Maria de Jetibá,

Espírito Santo

. 2014. 291 f. Dissertação (Mestrado em

Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Espí-

rito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.

Vitória, 2014.

CANDAU, V. M. F. Educação escola e Cultura(s): construindo

caminhos.

Revista Brasileira de Educação

, 2003.