XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
539
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
A função mobilizadora consiste na busca de apoio da co-
munidade escolar e local quanto à melhoria da qualidade
do ensino, acesso, permanência e aprendizagem dos estu-
dantes. Por fim, a função pedagógica refere-se ao acom-
panhamento das ações pedagógicas desenvolvidas, com o
objetivo de identificar problemas e sugerir alternativas para
melhoria de desempenho dos alunos.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia.
São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. ROMÃO, José (Org.).
Autonomia da Es-
cola:
princípios e propostas. 7. ed. São Paulo: Cortez,
2012.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.
Textos Sobre Educação e
Ensino
. São Paulo: Centauro, 2004.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e Perspectiva de Formação de
Trabalhadores: para além da formação politécnica. In:
Revista Brasileira de Educação
, v. 12, n. 34, jan./abr.
2007. Disponível em
http://www.scielo.br/scielo.phpSALOMON, Délcio Vieira. Autonomia: concessão ou reco-
nhecimento? In:
Revista da Associação Profissional
dos Docentes da UFMG
. Seção Sindical da ANDES-
-SN, n. 18, dez. de 1999.