XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
535
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
ria a educação como uma ferramenta de reprodução dos
valores daqueles que estão no poder e a escola como um
“mero aparelho ideológico de Estado”. Manacorda (1995,
p.298) entende que as proposições de Marx sobre o ensino
estatal “[...] representam a recusa total de qualquer interfe-
rência político ideológica na escola, seja qual for sua origem
[...]”. Sabe-se, no entanto, que esse não é um debate fácil,
visto que se compreende que não existe educação neutra e
que, grosso modo, sempre que se está “ensinando” se está
dialogando com uma visão de mundo específica – seja do
docente ou do discente - que é fruto de sua época e do
contexto do qual faz parte. A concepção de educação e a
prática docente estão, portanto, sempre em disputa porque
a educação cumpre um papel fundamental na construção
de hegemonia em uma dada sociedade e como afirma Paulo
Freire a educação não muda o mundo, a educação muda as
pessoas e as pessoas mudam o mundo. Compreende-se que
a contradição está posta e sabe-se que “[...] é necessário
modificar as condições sociais para criar um novo sistema
de ensino; por outro, falta um sistema de ensino novo para
poder modificar as condições sociais. Consequentemente,
é necessário partir da situação atual (MARX, 2004, p. 107).
Assim, seria de indagar se as modificações proposta pela
secretaria municipal de educação contribui para modificar
as condições econômicas e sociais da população trabalha-
dora que frequentam a escola pública estatal e evitar assim
os motivos externos a escola que contribuem para a evasão
e o abandono dos estudantes? Podem os professores traba-
lhando mais e em condições precárias qualificar o processo
de ensinar e aprender? Perder por completo a sua autono-
mia fará com a rede municipal melhore seus índices nas ava-
liações de larga escala?
Tradicionalmente trata-se da autonomia escolar sob
as seguintes dimensões: Administrativa, que possibilita to-
mada de decisões através da elaboração de planos, pro-
gramas e projetos elaborados pela comunidade escolar e
aprovado pelo Conselho Escolar. A dimensão Financeira, em