Table of Contents Table of Contents
Previous Page  535 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 535 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

535

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

ria a educação como uma ferramenta de reprodução dos

valores daqueles que estão no poder e a escola como um

“mero aparelho ideológico de Estado”. Manacorda (1995,

p.298) entende que as proposições de Marx sobre o ensino

estatal “[...] representam a recusa total de qualquer interfe-

rência político ideológica na escola, seja qual for sua origem

[...]”. Sabe-se, no entanto, que esse não é um debate fácil,

visto que se compreende que não existe educação neutra e

que, grosso modo, sempre que se está “ensinando” se está

dialogando com uma visão de mundo específica – seja do

docente ou do discente - que é fruto de sua época e do

contexto do qual faz parte. A concepção de educação e a

prática docente estão, portanto, sempre em disputa porque

a educação cumpre um papel fundamental na construção

de hegemonia em uma dada sociedade e como afirma Paulo

Freire a educação não muda o mundo, a educação muda as

pessoas e as pessoas mudam o mundo. Compreende-se que

a contradição está posta e sabe-se que “[...] é necessário

modificar as condições sociais para criar um novo sistema

de ensino; por outro, falta um sistema de ensino novo para

poder modificar as condições sociais. Consequentemente,

é necessário partir da situação atual (MARX, 2004, p. 107).

Assim, seria de indagar se as modificações proposta pela

secretaria municipal de educação contribui para modificar

as condições econômicas e sociais da população trabalha-

dora que frequentam a escola pública estatal e evitar assim

os motivos externos a escola que contribuem para a evasão

e o abandono dos estudantes? Podem os professores traba-

lhando mais e em condições precárias qualificar o processo

de ensinar e aprender? Perder por completo a sua autono-

mia fará com a rede municipal melhore seus índices nas ava-

liações de larga escala?

Tradicionalmente trata-se da autonomia escolar sob

as seguintes dimensões: Administrativa, que possibilita to-

mada de decisões através da elaboração de planos, pro-

gramas e projetos elaborados pela comunidade escolar e

aprovado pelo Conselho Escolar. A dimensão Financeira, em