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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

torna o trabalho docente impraticável. Sem falar na falta de

estrutura física vistos que as salas de aula são praticamente

insalubres, no verão os ventiladores são muito ruins - isso

quando funcionam - e todos assistem as aulas com muito

calor e no inverno o frio é muito e as salas não possuem

qualquer forma de aquecimento.

Considerando essa realidade pode-se afirmar que o

foco das políticas municipais para educação é de fato os es-

tudantes? O que é ofertado, realmente, para que os espaços

escolares favoreçam uma prática pedagógica que possibilite

a construção do conhecimento? Que possibilite a concen-

tração e a escuta? Que possibilite a organização e o estu-

do? Como estudar com a gritaria das crianças que estão no

pátio fazendo educação física? Como se concentrar com a

gritaria de estudantes no corredor e mesmo na sala de aula?

Como utilizar com qualidade a informática se os computa-

dores estão sempre com algum problema? Como utilizar o

wifi, nas escolas em que existe, se o mesmo é muito lento

e funciona em apenas um lado da sala de aula e do outro

não? Como utilizar as novas tecnologias se a manutenção

dos equipamentos pode levar até anos para ser feita? Como

resolver problemas de aprendizagem com turmas lotadas e

muito diversificadas? Como dar conta com qualidades com

turmas com alunos especiais? Mas a pergunta principal é:

como qualificar a prática docente intensificando o trabalho

do professor e retirando toda autonomia, ignorando todo

seu saber-experiência?

A PERDA DA AUTONOMIA: “O QUE SERÁ QUE SERÁ,

QUE ANDO SUSPIRANDO EM VERSOS EM PROSAS…”

A expressão autonomia está relacionada à ideia de in-

dependência, liberdade e/ou autossuficiência. Pressupõe a

elaboração, pelos indivíduos de uma dada comunidade, de

suas próprias leis e regras sem interferência de um governo

central nas tomadas de decisões. Segundo Salomon (1999,

p. 30) “etimologicamente a palavra se vincula à composição

de duas outras: autós (por si mesmo) e nomia (lei, norma),