XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
531
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
torna o trabalho docente impraticável. Sem falar na falta de
estrutura física vistos que as salas de aula são praticamente
insalubres, no verão os ventiladores são muito ruins - isso
quando funcionam - e todos assistem as aulas com muito
calor e no inverno o frio é muito e as salas não possuem
qualquer forma de aquecimento.
Considerando essa realidade pode-se afirmar que o
foco das políticas municipais para educação é de fato os es-
tudantes? O que é ofertado, realmente, para que os espaços
escolares favoreçam uma prática pedagógica que possibilite
a construção do conhecimento? Que possibilite a concen-
tração e a escuta? Que possibilite a organização e o estu-
do? Como estudar com a gritaria das crianças que estão no
pátio fazendo educação física? Como se concentrar com a
gritaria de estudantes no corredor e mesmo na sala de aula?
Como utilizar com qualidade a informática se os computa-
dores estão sempre com algum problema? Como utilizar o
wifi, nas escolas em que existe, se o mesmo é muito lento
e funciona em apenas um lado da sala de aula e do outro
não? Como utilizar as novas tecnologias se a manutenção
dos equipamentos pode levar até anos para ser feita? Como
resolver problemas de aprendizagem com turmas lotadas e
muito diversificadas? Como dar conta com qualidades com
turmas com alunos especiais? Mas a pergunta principal é:
como qualificar a prática docente intensificando o trabalho
do professor e retirando toda autonomia, ignorando todo
seu saber-experiência?
A PERDA DA AUTONOMIA: “O QUE SERÁ QUE SERÁ,
QUE ANDO SUSPIRANDO EM VERSOS EM PROSAS…”
A expressão autonomia está relacionada à ideia de in-
dependência, liberdade e/ou autossuficiência. Pressupõe a
elaboração, pelos indivíduos de uma dada comunidade, de
suas próprias leis e regras sem interferência de um governo
central nas tomadas de decisões. Segundo Salomon (1999,
p. 30) “etimologicamente a palavra se vincula à composição
de duas outras: autós (por si mesmo) e nomia (lei, norma),