XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
529
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
tempo dos professores, a implantação de uma concepção
de educação voltada a atender as necessidades do mercado
e não das pessoas, além de compreender o investimento em
educação como gasto.
A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE O
ATAQUE A AUTONOMIA ESCOLAR E DOCENTE:
OLHANDO O COTIDIANO
Considerando os itens acima destacados pode-se co-
meçar por um exemplo bem simples sobre a intensificação
do trabalho docente, vejamos a questão do tempo das au-
las, uma mudança que pode parecer simples mas que na
realidade diminui o tempo do docente em sala de aula pois
ao invés de 50 minutos com os alunos os professores fica-
rão 45 minutos. Vejamos como isso impacta na perda de
qualidade: o professor chega as oito horas na escola, busca
os alunos na fila, vai com eles até a sala de aula, espera os
mesmos sentarem e se organizarem, abre as janelas, acen-
de a luz, põe seu material sobre a mesa, escreve na lousa
a proposta de trabalho do dia, explica a proposta, tira dú-
vidas dos alunos, faz a chamada, atende a porta, pois em
geral dois ou três alunos passam ali para falar com alguém,
conversa com o aluno de inclusão, apresenta a proposta de
trabalho, pede para o mesmo ficar perto de sua mesa para
poder ajudá-lo nas tarefas adaptadas, pede silêncio, pede
que guardem os celulares na mochila, pedem que peguem
o caderno e o material pedagógico na mochila, pois depois
de uns 25 minutos ainda tem aluno com a mochila fechada
e conversando com os colegas. Bom, depois de uns vinte
e poucos minutos o professor, começa, enfim, a falar so-
bre os conteúdos a serem estudados naquele dia. Mas aí
um aluno interrompe pois quer ir ao banheiro, outro inter-
rompe porque a sua mãe ligou e quer atender ao celular,
o outro reclama que o colega pegou seus lápis e não quer
devolver, outro diz que não tem lápis ou caneta e levanta
para pedir ao colega. Outro tenta acertar a bola de papel no
lixo. Enquanto isso vários continuam tentando usar o celu-