Table of Contents Table of Contents
Previous Page  529 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 529 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

529

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

tempo dos professores, a implantação de uma concepção

de educação voltada a atender as necessidades do mercado

e não das pessoas, além de compreender o investimento em

educação como gasto.

A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE O

ATAQUE A AUTONOMIA ESCOLAR E DOCENTE:

OLHANDO O COTIDIANO

Considerando os itens acima destacados pode-se co-

meçar por um exemplo bem simples sobre a intensificação

do trabalho docente, vejamos a questão do tempo das au-

las, uma mudança que pode parecer simples mas que na

realidade diminui o tempo do docente em sala de aula pois

ao invés de 50 minutos com os alunos os professores fica-

rão 45 minutos. Vejamos como isso impacta na perda de

qualidade: o professor chega as oito horas na escola, busca

os alunos na fila, vai com eles até a sala de aula, espera os

mesmos sentarem e se organizarem, abre as janelas, acen-

de a luz, põe seu material sobre a mesa, escreve na lousa

a proposta de trabalho do dia, explica a proposta, tira dú-

vidas dos alunos, faz a chamada, atende a porta, pois em

geral dois ou três alunos passam ali para falar com alguém,

conversa com o aluno de inclusão, apresenta a proposta de

trabalho, pede para o mesmo ficar perto de sua mesa para

poder ajudá-lo nas tarefas adaptadas, pede silêncio, pede

que guardem os celulares na mochila, pedem que peguem

o caderno e o material pedagógico na mochila, pois depois

de uns 25 minutos ainda tem aluno com a mochila fechada

e conversando com os colegas. Bom, depois de uns vinte

e poucos minutos o professor, começa, enfim, a falar so-

bre os conteúdos a serem estudados naquele dia. Mas aí

um aluno interrompe pois quer ir ao banheiro, outro inter-

rompe porque a sua mãe ligou e quer atender ao celular,

o outro reclama que o colega pegou seus lápis e não quer

devolver, outro diz que não tem lápis ou caneta e levanta

para pedir ao colega. Outro tenta acertar a bola de papel no

lixo. Enquanto isso vários continuam tentando usar o celu-