Table of Contents Table of Contents
Previous Page  521 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 521 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

521

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DA

ALTERNÂNCIA E A MÚSICA NA ESCOLA FAMÍLIA

AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL-EFASC

Simone Teresinha Mallmann

1

Cristiane Corneli

2

Palavras-chave:

Extensão e Comunicação; EFASC; Música.

Este trabalho tem como objetivo fazer um relato re-

flexivo sobre a Pedagogia da Alternância na Escola Famí-

lia Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC, baseando-se na

obra de Paulo Freire, “Extensão ou Comunicação”, tomando

a música como uma forma de

comunicação

entre estudan-

tes, monitores/as e famílias. A EFASC é uma escola de ensino

médio e técnico em agricultura, que forma jovens filhos/as

de agricultores na região do Vale do Rio Pardo. Teve sua ori-

gem em Santa Cruz do Sul em 2009. No Rio Grande do Sul,

atualmente, existem quatro Escolas Famílias Agrícolas que se

organizam através de uma associação. Seu ensino-aprendiza-

gem é fundamentado na Pedagogia da Alternância, onde os

(as) jovens passam uma semana na escola e outra semana na

propriedade, juntamente à família e à comunidade, estabe-

lecendo uma relação entre teoria e prática (NOSELLA, 2014).

Essa Pedagogia possibilita que os (as) jovens mantenham um

vínculo com suas famílias, fator que influencia na decisão de,

após formado, permanecer ou não na propriedade.

Freire diz que

extensão

é o ato de levar algo a alguém

que não tem “algo”, em outras palavras, o técnico, que possui

exclusivamente o conhecimento, leva ao agricultor, que não

1

Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduanda no curso de Ser-

viço Social. Bolsista de iniciação científica, FAPERGS, no projeto

Educação

Popular e Pesquisa Ação-Participante: processos emancipatórios e (des) co-

lonialidadde na América Latina.

E-mail:

si.tmallmann@gmail.com

2

Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Curso de Pedagogia. Graduan-

da no curso de Pedagogia. Bolsista Revista Reflexão e Ação. Integrante do

Projeto

Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: processos eman-

cipatórios e (des) colonialidadde na América Latina.

E-mail:

criscornelli@ hotmail.com