XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
521
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DA
ALTERNÂNCIA E A MÚSICA NA ESCOLA FAMÍLIA
AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL-EFASC
Simone Teresinha Mallmann
1
Cristiane Corneli
2
Palavras-chave:
Extensão e Comunicação; EFASC; Música.
Este trabalho tem como objetivo fazer um relato re-
flexivo sobre a Pedagogia da Alternância na Escola Famí-
lia Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC, baseando-se na
obra de Paulo Freire, “Extensão ou Comunicação”, tomando
a música como uma forma de
comunicação
entre estudan-
tes, monitores/as e famílias. A EFASC é uma escola de ensino
médio e técnico em agricultura, que forma jovens filhos/as
de agricultores na região do Vale do Rio Pardo. Teve sua ori-
gem em Santa Cruz do Sul em 2009. No Rio Grande do Sul,
atualmente, existem quatro Escolas Famílias Agrícolas que se
organizam através de uma associação. Seu ensino-aprendiza-
gem é fundamentado na Pedagogia da Alternância, onde os
(as) jovens passam uma semana na escola e outra semana na
propriedade, juntamente à família e à comunidade, estabe-
lecendo uma relação entre teoria e prática (NOSELLA, 2014).
Essa Pedagogia possibilita que os (as) jovens mantenham um
vínculo com suas famílias, fator que influencia na decisão de,
após formado, permanecer ou não na propriedade.
Freire diz que
extensão
é o ato de levar algo a alguém
que não tem “algo”, em outras palavras, o técnico, que possui
exclusivamente o conhecimento, leva ao agricultor, que não
1
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduanda no curso de Ser-
viço Social. Bolsista de iniciação científica, FAPERGS, no projeto
Educação
Popular e Pesquisa Ação-Participante: processos emancipatórios e (des) co-
lonialidadde na América Latina.
E-mail:
si.tmallmann@gmail.com2
Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Curso de Pedagogia. Graduan-
da no curso de Pedagogia. Bolsista Revista Reflexão e Ação. Integrante do
Projeto
Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: processos eman-
cipatórios e (des) colonialidadde na América Latina.
E-mail:
criscornelli@ hotmail.com