XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
519
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Tabela 02- Concluintes no Projeto Educação para Pescadores
Concluintes
Ensino
Fundamental
Ensino Médio
Torotama
138
111
Ilha dos
Marinheiros
49
38
Capilha
11
-
Total
198
149
Fonte: Pesquisa realizada pelos parceiros.
Neste momento, é importante destacar a chegada do
Projeto Educação para Pescadores na Comunidade da Ca-
pilha no ano de 2013. Também situada no município de Rio
Grande, a 70 quilômetros da zona urbana da cidade, esta
comunidade é formada por pescadores. Mas antes de ir para
este novo contexto foi necessário repensar o Projeto, devido
às características e demandas desta comunidade serem di-
ferentes das demais comunidades de atuação.
O projeto hoje tem uma visibilidade regional, estadual
e nacional. O Projeto serviu de referência para a constru-
ção do Plano Nacional da Educação da Pesca e Aquicultura
(PNEPA) e para a criação de uma escola da rede municipal
de ensino da cidade do Rio Grande, a Escola Municipal de
Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire.
Cabe ressaltar a importância de respeitar o período
de pesca, ou seja, as aulas ocorrerem apenas no período em
que os pescadores não estão em atividade, devido à proi-
bição da pesca na Laguna dos Patos. Isto propiciou que os
nossos índices de evasão fossem muito baixos em compa-
ração as turmas de EJA das escolas da rede municipal de
ensino de Rio Grande. Alcançamos a taxa máxima de 10%
de evasão em uma turma, causada principalmente devido à
dificuldade de deslocamento.
Outro dado relevante é que muitos dos nossos edu-
candos que concluíram o Ensino Fundamental ou aque-
les que estavam cursando a primeira totalidade do Ensino