XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
515
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Após a coleta do número de prováveis participantes,
classificados neste momento por comunidades pesqueiras,
definiu-se que a primeira comunidade a ser contemplada
seria a da Torotama, devido ao seu maior número de inte-
ressados. Nesta fase inicial foi proposto um modelo de “pro-
jeto piloto” com a participação de 16 (dezesseis) estudantes,
sendo que em breve seriam contempladas a comunidade da
Ilha dos Marinheiros e mais tarde a comunidade da Capilha.
O SUJEITO AUTÔNOMO: A IMPORTÂNCIA DA LUTAR
POR SEUS DIREITOS
De acordo com Brandão, a Educação Popular possi-
bilita a partilha de conhecimentos e valores, que ajudam o
educando a ser crítico, criativo, solidário e participante de
uma educação cidadã.
Trabalhar com a EJA como Educação Popular é sim,
como enfatizava Freire, respeitar o conhecimento de mundo
do jovem e do adulto. É ainda, mostrar a eles que todos têm
capacidade de buscar a sua criticidade. Neste movimento, é
necessário questionar as situações postas pela sociedade e,
ainda, seguir em direção a novos conhecimentos, não limi-
tando-se ao que se “aprende” na escola.
As comunidades da Torotama, Ilha dos Marinheiros
e Capilha, fazem parte do município do Rio Grande, des-
ta forma a responsabilidade pela educação fica a cargo da
Prefeitura municipal e da 18ª Coordenadoria de Ensino do
RS. Estas localidades contam com poucas escolas de Ensino
Fundamental. A exemplo, na comunidade da Torotama exis-
te apenas uma escola, a qual atende todas as crianças da
região. Ou seja, após a conclusão do Ensino Fundamental,
para dar continuidade aos seus estudos, os jovens necessi-
tam sair da sua localidade.
Ainda em relação com a comunidade da Torotama, as
escolas mais próximas estão situadas na Vila da Quinta e no
Povo Novo, o que demanda um deslocamento desgastante
pelas estradas de chão que ligam o campo à cidade, que
muitas vezes é dificultado pelo mau tempo, o que infeliz-