Table of Contents Table of Contents
Previous Page  514 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 514 / 2428 Next Page
Page Background

514

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ma. Sua grande maioria estava afastada do espaço escolar já

fazia muito tempo, o que somando-se aos possíveis motivos

de sua evasão, estes sujeitos dificilmente conseguiriam re-

conhecer inicialmente meios de superação da sua condição

social atual. Também eram levadas em consideração as suas

limitações decorrentes da falta de conhecimentos científicos

e, em alguns casos, de uma escolarização básica.

Não obstante, foi trabalhado com os educadores vo-

luntários a necessidade de partir dos saberes populares

oriundos destes sujeitos, os quais eram repletos de sabedo-

ria popular que embasavam diversos conceitos da Matemá-

tica, Geografia, Química e etc. Para além disso, entendemos

como de grande importância a valorização destes conheci-

mentos a fim de permitir já de início o protagonismo dos

sujeitos na formalização dos seus estudos.

Mais adiante, após a definição conjunta das metas

educacionais, a comissão formada por representantes dos

parceiros do Projeto realizou diversos encontros com as co-

munidades rurais, com o intuíto de identificar as suas ex-

pectativas e interesse em relação a esta proposta de ensino.

Através da pesquisa realizada durante esta primeira

fase pré-projeto, foi possível obter as seguintes informações:

Tabela 1. Número de interessados em participar da

primeira fase do Projeto, por nível escolar.

Fonte: Pesquisa realizada pelos parceiros.