514
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ma. Sua grande maioria estava afastada do espaço escolar já
fazia muito tempo, o que somando-se aos possíveis motivos
de sua evasão, estes sujeitos dificilmente conseguiriam re-
conhecer inicialmente meios de superação da sua condição
social atual. Também eram levadas em consideração as suas
limitações decorrentes da falta de conhecimentos científicos
e, em alguns casos, de uma escolarização básica.
Não obstante, foi trabalhado com os educadores vo-
luntários a necessidade de partir dos saberes populares
oriundos destes sujeitos, os quais eram repletos de sabedo-
ria popular que embasavam diversos conceitos da Matemá-
tica, Geografia, Química e etc. Para além disso, entendemos
como de grande importância a valorização destes conheci-
mentos a fim de permitir já de início o protagonismo dos
sujeitos na formalização dos seus estudos.
Mais adiante, após a definição conjunta das metas
educacionais, a comissão formada por representantes dos
parceiros do Projeto realizou diversos encontros com as co-
munidades rurais, com o intuíto de identificar as suas ex-
pectativas e interesse em relação a esta proposta de ensino.
Através da pesquisa realizada durante esta primeira
fase pré-projeto, foi possível obter as seguintes informações:
Tabela 1. Número de interessados em participar da
primeira fase do Projeto, por nível escolar.
Fonte: Pesquisa realizada pelos parceiros.