XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
509
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Esta “cultura do silêncio”, gerada nas condições ob-
jetivas de uma realidade opressora, não somente
condiciona a forma de estar sendo dos campone-
ses enquanto se acha vigente a infraestrutura que
a cria, mas continua condicionando-os, por largo
tempo, ainda quando sua infraestrutura tenha sido
modificada. (FREIRE, 1979, p.33).
Sob este e, os sujeitos, em uma relação intersubjetiva,
desenvolvem estratégias a fim de, não apenas, acessar o co-
nhecimento historicamente sistematizado e construído, mas
criticamente analisá-lo. E, além disso, considerar sua própria
produção de conhecimento, valorar seu saber, re-conhecer
seu ser empodeirando-se nesta ação:
Finalmente, a ação cultural como entendemos não
pode, de um lado, sobrepor-se à visão do mundo
dos camponeses e invadi-los culturalmente; de ou-
tro
adaptar-se
a
ela. Pelo
contrário,
a
tarefa que
ela
coloca ao educador é a de, partindo daquela visão,
tomada como problema, exercer, com os campo-
neses, uma volta crítica sobre ela, de que resulte
sua inserção, cada vez mais lúcida, na realidade em
transformação. (FREIRE, 1979, p36).
Ação cultural convergente de educadores, estudantes,
campesinos conscientes em direção a descolonizar seus se-
res, constituir e valorar seus conhecimentos empodeirando-
-se neste processo.
PALAVRAS FINAIS
Como aponta Danilo Streck (2010), Freire representa um
referencial importante para o pensamento constitutivo uma
pedagogia sul-americana. Raiz profunda, tronco forte que
sustenta copas frondosas com folhas e frutos abundantes.
Entrelaçados ecoam as vozes de uma cultura historicamente
silenciada. Anúncio de práticas educativas transformadoras.
Este texto procurou demonstrar como o pensamento
de Paulo Freire, expresso em Ação Cultural Como Prática da
Liberdade, pode contribuir para uma perspectiva descolo-
nizante dos currículos na educação do campo. Por meio de
uma pedagogia problematizadora convergente com o re-