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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONSTRUÇÃO DO

CONHECIMENTO EM UMA PERSPECTIVA

DESCOLONIZANTE

Os povos do campo têm, historicamente, sua produção

de conhecimento negada por meio de diversas estratégias.

Todos, e cada um destes, são possuidores de lógicas e teci-

turas próprias em termos de concepções da produção, e que

embora não tenham uma referência comum de mercado, são

constituídos com base em redes sociais e familiares que lhes

conferem características culturais e produtivas distintas:

[...] ao perceberem o significado criador e recria-

dor de seu trabalho transformador, descobrem um

sentido novo em sua ação, por exemplo, de cortar

uma

árvore, de dividi-la em pedaços, de trata-los

de acordo com um plano previamente estabelecido

e que ao ser concretizado, dá lugar a algo que já

não é a árvore. Percebem, finalmente, que este algo,

produto de

seu esforço, é um objeto cultural. (FREI-

RE, 1979 p.21).

Desta forma, traduzem, contextualizam, transcrevem

e re-significam seus espaços de ocupação e de inserção a

partir de uma racionalidade própria e apropriada. Uma pers-

pectiva emancipatória de educação que considera e valorize

os conhecimentos para a formação humana em uma pers-

pectiva omnilateral.

O currículo como um espaço de confluência de saberes

múltiplos e, também de disputa quanto a própria concepção

de conhecimento. Sob esse aspecto, não é de pequena im-

portância o papel da escola na seleção, preservação e trans-

missão de concepções de competência, normas ideológicas

e valores - e com frequência apenas o “conhecimento” de

determinado grupo, muitas vezes “condicionados pela ideo-

logia dominante não apenas obliteram sua capacidade de

percepção do real, mas também, ás vezes, se “entregam” do-

cilmente, aos mitos daquela ideologia” (FREIRE, 1979, p.23).

No caso da educação do campo, um currículo orga-

nizado por temas geradores, fundamentado em uma cultu-