XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO EM UMA PERSPECTIVA
DESCOLONIZANTE
Os povos do campo têm, historicamente, sua produção
de conhecimento negada por meio de diversas estratégias.
Todos, e cada um destes, são possuidores de lógicas e teci-
turas próprias em termos de concepções da produção, e que
embora não tenham uma referência comum de mercado, são
constituídos com base em redes sociais e familiares que lhes
conferem características culturais e produtivas distintas:
[...] ao perceberem o significado criador e recria-
dor de seu trabalho transformador, descobrem um
sentido novo em sua ação, por exemplo, de cortar
uma
árvore, de dividi-la em pedaços, de trata-los
de acordo com um plano previamente estabelecido
e que ao ser concretizado, dá lugar a algo que já
não é a árvore. Percebem, finalmente, que este algo,
produto de
seu esforço, é um objeto cultural. (FREI-
RE, 1979 p.21).
Desta forma, traduzem, contextualizam, transcrevem
e re-significam seus espaços de ocupação e de inserção a
partir de uma racionalidade própria e apropriada. Uma pers-
pectiva emancipatória de educação que considera e valorize
os conhecimentos para a formação humana em uma pers-
pectiva omnilateral.
O currículo como um espaço de confluência de saberes
múltiplos e, também de disputa quanto a própria concepção
de conhecimento. Sob esse aspecto, não é de pequena im-
portância o papel da escola na seleção, preservação e trans-
missão de concepções de competência, normas ideológicas
e valores - e com frequência apenas o “conhecimento” de
determinado grupo, muitas vezes “condicionados pela ideo-
logia dominante não apenas obliteram sua capacidade de
percepção do real, mas também, ás vezes, se “entregam” do-
cilmente, aos mitos daquela ideologia” (FREIRE, 1979, p.23).
No caso da educação do campo, um currículo orga-
nizado por temas geradores, fundamentado em uma cultu-