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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ra que lhe é identitária, permeada de significados próprios,
memória, conhecimento, trabalho, práticas, costumes, polí-
tica, manifestações artísticas, identidades históricas e a pró-
pria historicidade. Significação coletiva transmitida cotidia-
namente em sua intersubjetividade. Encontro. Construção
histórica coletiva. Absorvidas no jeito de ser, viver, conver-
sar, trabalhar, caminhar, sorrir...
Um currículo gestado a partir dos temas geradores,
refletindo suas especificidades, se propõe a refletir quan-
to aos aspectos supracitados, compreendendo o Campo e
toda sua singularidade, sua pluralidade, sua materialidade,
suas contradições, suas lutas e relações, que produzem e
reproduzem cultura, tecendo o currículo no cotidiano:
É que, no momento em que os indivíduos, atuando
refletindo, são capazes
de
perceber
o
condiciona-
mento
de
sua
percepção
pela
estrutura em que se
encontram, sua percepção começa a mudar, embo-
ra isto não signifique ainda a mudança da estrutura.
É algo importante perceber que a realidade social é
transformável; que feita por homens, pelos homens
pode
ser
mudada;
que
não
é
algo
intocável,
um
fado,
uma
sina, diante de que só houvesse um ca-
minho: a acomodação a ela. É algo importante que
a percepção ingênua da realidade vá cedendo seu
lugar a uma percepção que é capaz de perceber-se;
que o fatalismo vá sendo substituído por uma críti-
ca esperança que pode mover os indivíduos a uma
cada vez mais concreta ação em favor da mudança
radical da sociedade. (FREIRE, 1979, p
40).
O currículo pode se constituir como parte de expres-
são material deste contexto, manifestação de uma rede de
pessoas que tem seu próprio jeito de representar o seu modo
de viver, trabalhar, conhecer e entender o mundo. Não se
trata, portanto, de localizá-lo à margem de um determina-
do sistema social e educativo. Pode representar, a expressão
que se desenvolve, para o qual se planeja, os fins a que se
dedica socialmente. Parte de uma realidade, de uma prática
educativa para os povos que historicamente foi sufocada,
negada, oprimida: