XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
511
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA
PESCADORES:10 ANOS DE ATUAÇÃO NO
CONTEXTO DO CAMPO EM RIO GRANDE/RS
Vagner Viera de Souza
1
Sicero Agostinho Miranda
2
Elaine Corrêa Pereira
3
Palavras-chave:
Educação para Pescadores; Educação do
Campo; Ensino de Jovens e Adultos.
A URGÊNCIA EM VALORIZAR A HISTORICIDADE
Cultura e história traçam uma proximidade que é possí-
vel dizer que andam de mãos dadas. Não é atoa que valorizar
um costume ou um ritual, para um determinado povo, pode
significar a perpetuação de sua história. É inevitável pensar
a respeito da sociedade atual sem remeter-se ao seu passa-
do repleto de importantes acontecimentos que, ao longo do
tempo, foram moldando as pessoas tornando-as nos sujeitos
que hoje são. Resgatar nosso passado, bom ou ruim, é uma
forma de aprender como os nossos erros e planejar novos
caminhos a trilhar, em direção àquilo que almejamos.
Em relação a cultura, podemos dizer que não é algo
que nos foi dado ou uma herança biológica (Arias, 2002),
mas sim algo que foi socialmente e historicamente cons-
truído. Por sua vez, esta insere-se na história das interações
que diversos grupos sociais estabelecem uns com os outros,
resultando em novos hábitos, novas expressões e costumes,
que moldam o modo de viver sociedade.
1
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós Graduação em
Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde,
vagner@vagnersouza.com2
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós Gradua-
ção em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde,
siceromiranda@ gmail.com3
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós Graduação
em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde,
elainepereira@prolic. furg.br