XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
participantes até a nossa primeira experiência, no formato
de um projeto-piloto.
Partindo de princípios como a valorização da dignida-
de humana e, com o foco na educação, no ano de 2007 a
Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) lançou-se
em direção a um novo desafio. Desta forma, foi em busca
de uma parceria com a Instituição de Ensino Superior local,
neste caso a Universidade Federal do Rio Grande (FURG),
para a criação de uma modalidade de ensino a qual permi-
tisse, através de características próprias, a inserção e a per-
manência da população das zonas rurais de Rio Grande, em
específico os pescadores artesanais. Esta nova modalidade
de ensino deveria abarcar todas as concepções de uma edu-
cação libertadora, a qual instigasse aos estudantes a busca
pela sua autonomia e protagonismo, enquanto sujeito his-
tórico, pertencente às comunidades tradicionais de pesca.
Na continuidade, a FURG apresentou tal iniciativa aos
seus acadêmicos licenciandos que, por sua vez, voluntaria-
ram-se para participar das ações educativas propostas pela
universidade. A participação dos educadores voluntários
ocorreu por meio de suas práticas mediadoras durante os
encontros (relacionando o educador voluntário ao seu cam-
po de saber) junto aos moradores da Colônia de Pescadores
Z-1, situada em Rio Grande.
Logo após este primeiro contato com a Universidade,
outros órgãos interessaram-se pela proposta do Projeto, o
qual passou a contar com o apoio da Secretaria Municipal
da Educação (SMED), Secretaria Municipal da Pesca (SMP),
Secretaria da Educação do Estado-RS (18ª CRE) e a Colônia
de Pescadores Z1. Com o foco no compartilhamento de ta-
refas e responsabilidades entre os integrantes do Projeto,
tornou-se possível oficializar a Educação de Jovens e Adul-
tos (EJA) junto às comunidades rurais pesqueiras da Torota-
ma e Ilha dos Marinheiros.
Sendo assim, durante as primeiras reuniões de organi-
zação, foi dada ênfase as possibilidades de melhorias da vida
dos estudantes, principalmente no que tange a sua autoesti-