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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Este pensamento apresentado vem ao encontro do
que estamos tratando neste trabalho, pois Pinto (2005) afir-
ma que com mais cultura a sociedade acaba gerando cida-
dãos mais críticos e capacitados para a convivência, com os
demais membros da sociedade na qual está inserido.
Quando visamos trabalhar com os temas geradores,
estamos partindo da ideia de que os estudantes são o cen-
tro do processo educacional, bem como, ao falarmos em
temas geradores estaremos utilizando como ponto de par-
tida a relação dialógica, embasados nas reflexões de Frei-
re, quando ele nos diz que “é na realidade mediatizadora,
na consciência que dela tenhamos educadores do povo,
que iremos buscar o conteúdo programático da educação”
(FREIRE, 1987, p. 50)
A proposta de Freire parte da fala dos estudantes, ex-
traindo das conversas e problematizações realizadas nos en-
contros, os temas geradores que desencadeam os conceitos
a serem abordados.
Ainda de acordo com FREIRE (1987)
Estes temas se chamam geradores porque, qual-
quer que seja a natureza de sua compreensão
como a ação por eles provocada, contém em si a
possibilidade de desdobrar-se em outros tantos te-
mas que, por sua vez, provocam novas tarefas que
devem cumpridas”. (p. 53)
CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA UMA SOCIEDADE
MAIS IGUALITÁRIA
Desde a sua criação no ano de 2008 até o momento, já
formamos cerca de 198 educandos no Ensino Fundamental
e 149 no Ensino Médio, conforme ilustrado na Tabela 02.
Com isto, muitos pescadores já obtiveram melhorias em
suas práticas profissionais e também uma maior participa-
ção na vida escolar dos seus filhos. Sem falar na autonomia
e no crescimento cultural ligado diretamente à valorização
das suas culturas e das suas comunidades.