520
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Médio, ao prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), obtiveram notas bem significativas.
Por fim, mesmo este trabalho sendo um resgate de
parte da história do Projeto de Educação para Pescadores,
não podemos deixar de destacar dois fatos atuais. Em 2017
houve a criação de duas novas propostas: o Pré-ENEM e o
Projeto de Alfabetização. Ambos ocorreram na comunida-
de da Torotama e contaram com a participação de 15 pes-
cadores (ou pessoam que vivem de atividades relacionadas
com a pesca) no Pré-ENEM e de 30 pessoas no Projeto de
Alfabetização.
É prazeroso participar de propostas educativas que
levam para as comunidades rurais, novas perspectivas de
qualificação da vida das pessoas que vivem das ativida-
des do campo e da pesca. Estar integrado a um grupo de
voluntários que partilham de um mesmo ideal de mundo
é algo que contribui ricamente, não apenas à nossa for-
mação docente, mas também à nossa formação enquanto
cidadão consciente, que luta em prol de uma educação li-
bertadora e de uma sociedade mais justa e igualitária para
todos
REFERÊNCIAS
ARIAS, P. G. (2002).
La cultura. Estrategias Conceptuales
para comprender a identidad, la diversidad, la al-
teridad y la diferencia
. Escuela de Antropologia Apli-
cada UPS-Quito. Ediciones Abya-yala.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra. 1987.
PEDROSO, Regina Célia.
Violência e Cidadania no Brasil:
500 anos de exclusão. São Paulo: Ática, 1999.
PINTO, Álvaro Vieira.
Sete lições sobre educação de adul-
tos.
São Paulo: Cortez, 2005.
VALE, Ana Maria do.
Educação Popular na Escola Pública
.
4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. Coleção Questões da
Nossa Época.