Table of Contents Table of Contents
Previous Page  499 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 499 / 638 Next Page
Page Background

499

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

o acesso a eles garantido pelo Estado a todos os

cidadãos, ou seja, inclui-se a partir daqui a popu-

lação que antes era excluída (COUTO, 2010).

Na sequência em 2004 é constituída a PNAS

que vem a ser operacionalizada pelo SUAS em

2005. A PNAS foi planejada através da articulação

em níveis de complexidade, a Proteção Social Bá-

sica (PSB) e a Proteção Social Especial (PSE) (BRA-

SIL, 2005). Independente do nível em que atuamos

é necessário ter em mente que estamos lutando

contra as contradições e ao trabalharmos nas

políticas públicas atuamos de dentro do próprio

sistema. Entre as disputas conceituais importan-

tes está a provisão dos mínimos sociais citados na

LOAS, mesmo que tais mínimos não tenham sido

definidos (COUTO, 2010). Para ampliar a discussão

Potyara Pereira problematiza o conceito de ne-

cessidades humanas. Para a autora mínimo e bá-

sico são incompatíveis. Enquanto o mínimo remete

a algo menor que beira a desproteção social e

o básico demarca algo que é essencial, servindo

de base de sustentação. Assim Potyara defende

que as necessidades na LOAS são básicas e se

constituem enquanto direito inegociável (PEREIRA,

2007), a partir delas é possível criar condições de

melhoria das condições de vida das pessoas.

Assim, cabe levar em conta que os debates

aqui propostos visibilizam apenas um capítulo da

sociedade brasileira que historicamente carrega

consigo valores conservadores, com uma econo-

mia agroexportadora cuja mão de obra era es-

sencialmente escrava (COUTO, 2010). Tal herança

dificultou a introdução de dispositivos orientados

a garantir direitos (COUTO, 2010) e, ainda hoje,

embates são travados com representantes de

um Estado conservador que não quer assumir sua