2220
EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
recursos provenientes de uma cultura escolar já consoli-
dada. Por último, não apenas Paulo Freire e seus primeiros
anos escolares nos levaram em direção à contribuição ge-
nial de Rui Barbosa; Darcy Ribeiro (1995), também nascido
na década de 1920, cuidou de escrever um paradidático
para jovens, intitulado
Noções de coisas
(2000). No livro,
fez uma homenagem ao homem que era considerado o
mais inteligente do país. Em 1954, Lourenço Filho publi-
cou o livro
A Pedagogia de Rui Barbosa
, neste evidenciou
uma Filosofia da Educação para pessoas que sonham e lu-
tam por um Brasil próspero, graças a prosperidade de seus
filhos e filhas, indistintamente.
Lourenço Filho associava às aspirações de Rui Barbosa
a ideia de progresso pela ação da cultura, com liberdade;
para ele, caminho considerado certo para evitar revoluções.
Isso não ganharia importância sem uma classe média cons-
tituída, da qual ele é dos melhores mensageiros, capaz de
propor mudanças pelas vias do saber e acesso democrático
aos bens culturais relevantes para a sociedade. Muitas das
ideias de Rui Barbosa ficaram para o século seguinte, com
uma vitalidade a ser reinventada em nosso tempo.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias insti-
tuições complementares da instrução pública.
Obras
completas
. Vol. X, tomo I ao IV. Rio de Janeiro: Minis-
tério da Educação e saúde, 1947.
_________, Reforma do ensino secundário e superior.
Obras
completas
. Vol. IX, tomo I. Rio de Janeiro: Ministério
da Educação e saúde, 1942.
BOMFIM, Manoel.
América Latina
: males de origem. [on
line] Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas So-
ciais. 2008, 291. p.
http://books.scielo.org.br.CALKINS, Norman Allison.
Primeiras lições de coisas
: ma-
nual de ensino elementar para uso dos pais e profes-
sores. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886.