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EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

educação pública, a exigir a necessária mobilização e orga-

nização dos educadores em distintas frentes para enfrentar

tais ataques e defender o direito à Educação de Jovens e

Adultos no sistema público de ensino.

Palavras-chave

: Cultura. Ditadura Civil-Militar. Educação de

Jovens e Adultos. EMEF Saint Hilaire. Música. Paulo Freire.

Raul Ellwanger.

INTRODUÇÃO

Adotar significa, entre outras definições, segundo o di-

cionário Aurélio (AURÈLIO,: 1986:49), acolher como filho(a),

tomar para si, cuidar, aceitar, reconhecer, cultivar... Pois bem,

adotamos (temporariamente) o grande músico, compositor

e cidadão Raul Ellwanger!. E queremos contar um pouco

dessa história fantástica.

TEMPOS DIFÍCEIS... EXIGEM PROJETO E CORAGEM

Vivemos em um contexto marcado severamente por

restrição de direitos da classe trabalhadora, por ataques aos

serviços e servidores públicos, por uma agenda reativa im-

posta pelos setores conservadores em todos os âmbitos. Na

esfera educacional em que trabalhamos, na Rede Municipal

de Ensino de Porto Alegre, as políticas levadas á cabo pelo

Prefeito Marchezan e Secretário Adriano Neves têm sido

marcadas pelo autoritarismo e truculência, restrição de di-

reitos, precarização e desmonte das políticas públicas, além

de ataques aos salários e à carreira dos servidores (SIMPA,

2018; ATEMPA, 2017d, 2018) com tentativas, sem sucesso, de

acabar com a oferta da EJA no município. (ATEMPA, 2017b).

Nossas respostas têm sido a participação coletiva nos

movimentos associativos e sindicais (ATEMPA, 2017ª, 2017c;

MELLO, 2015a; SIMPA, 2017; VIERO, 2008), na rede formativa

autogerida pelas escolas e na solidariedade e alinhamen-

to entre aqueles que estão sob o mesmo projeto histórico

contra os desmandos dos gestores de plantão. Além do ca-