2224
EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
educação pública, a exigir a necessária mobilização e orga-
nização dos educadores em distintas frentes para enfrentar
tais ataques e defender o direito à Educação de Jovens e
Adultos no sistema público de ensino.
Palavras-chave
: Cultura. Ditadura Civil-Militar. Educação de
Jovens e Adultos. EMEF Saint Hilaire. Música. Paulo Freire.
Raul Ellwanger.
INTRODUÇÃO
Adotar significa, entre outras definições, segundo o di-
cionário Aurélio (AURÈLIO,: 1986:49), acolher como filho(a),
tomar para si, cuidar, aceitar, reconhecer, cultivar... Pois bem,
adotamos (temporariamente) o grande músico, compositor
e cidadão Raul Ellwanger!. E queremos contar um pouco
dessa história fantástica.
TEMPOS DIFÍCEIS... EXIGEM PROJETO E CORAGEM
Vivemos em um contexto marcado severamente por
restrição de direitos da classe trabalhadora, por ataques aos
serviços e servidores públicos, por uma agenda reativa im-
posta pelos setores conservadores em todos os âmbitos. Na
esfera educacional em que trabalhamos, na Rede Municipal
de Ensino de Porto Alegre, as políticas levadas á cabo pelo
Prefeito Marchezan e Secretário Adriano Neves têm sido
marcadas pelo autoritarismo e truculência, restrição de di-
reitos, precarização e desmonte das políticas públicas, além
de ataques aos salários e à carreira dos servidores (SIMPA,
2018; ATEMPA, 2017d, 2018) com tentativas, sem sucesso, de
acabar com a oferta da EJA no município. (ATEMPA, 2017b).
Nossas respostas têm sido a participação coletiva nos
movimentos associativos e sindicais (ATEMPA, 2017ª, 2017c;
MELLO, 2015a; SIMPA, 2017; VIERO, 2008), na rede formativa
autogerida pelas escolas e na solidariedade e alinhamen-
to entre aqueles que estão sob o mesmo projeto histórico
contra os desmandos dos gestores de plantão. Além do ca-